Escola Técnica Bom Jesus forma mais 66 técnicos em enfermagem

Alunos fazem parte da 15ª e 16ª turma que passaram pela escola.

Enviar no WhatsApp
Escola Técnica Bom Jesus forma mais 66 técnicos em enfermagem

Foto: Divulgação

 

Essa semana é de festa para 66 alunos da Escola Técnica do Hospital Bom Jesus (ETBJ). Na quinta-feira, 06, ocorreu a formatura de 31 novos técnicos de enfermagem na Câmara de Vereadores de Ituporanga e neste sábado, 08, outros 35 alunos farão a formatura no Salão da comunidade do Cerro Negro. Os formandos fazem parte das 15ª e 16ª Turmas do Curso de Técnico de Enfermagem. Na quarta-feira, 05, foi realizado um culto de agradecimento na Igreja Matriz Santo Estevão de Ituporanga.

A Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) é uma escola conceituada na área de ensino profissionalizante. Responsável pela formação de grande parte dos técnicos de Enfermagem que atuam em Ituporanga e municípios vizinhos é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação. A Escola iniciou os trabalhos em 1992, oferecendo o Curso Auxiliar de Enfermagem. E em 2003 que passou a ser chamada de Escola Técnica de Enfermagem. De lá, pra cá já formou mais de 600 profissionais.  “Temos orgulho de podermos formar a grande maioria dos profissionais que atuam na área em toda a região”, explica Irmã Edelir Stupp, Diretora do HBJ e também Diretora da Escola.

O Curso tem duração de dois anos e meio, divididos em 1.800 horas, com aulas teóricas e estágio no Hospital Bom Jesus e nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o período os formados tiveram acesso à disciplinas com como ética, e com relação a procedimentos nos mais variados setores, com UTI,  Centro Cirúrgico,  Pronto Socorro, Técnicas Básicas da Enfermagem,  Maternidade, Clínica Médica, Pediatria, Epidemiologia, Anatomia e fisiologia e Políticas de saúde.

Atualmente a Escola Técnica conta com outras turmas do Curso Técnico em Enfermagem em andamento e para 2019 em fevereiro uma nova turma com cerca de 50 alunos deve ser iniciada. “Alem de ser um curso profissionalizante, a Escola Técnica Bom Jesus, permite o ingresso de alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio o que  possibilita que os jovens encerrem o ensino médio já possuindo uma profissão e podendo ingressar no mercado de trabalho”, explica, Jeane Peters coordenadora pedagógica da ETBJ.

A coordenadora pedagógica acrescenta ainda que os profissionais formados em Técnico de Enfermagem podem atuar em várias funções na área da saúde. “As atividades vão desde a administração de medicamentos e tratamentos, a cuidados ao paciente, como higiene corporal, mobilização no leito e monetarização dos dados vitais, como também a elaboração de relatório do atendimento feito e comunicação de anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico”, pontua. 

 

Por Adriane Rengel 

Authentica Comunicação Integrada 

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo