Saúde

Depois de anos de espera, UTI de Ibirama entrará em funcionamento em novembro

Depois de anos de espera, UTI de Ibirama entrará em funcionamento em novembro Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

 

Depois de anos de espera, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, de Ibirama, vai entrar em funcionamento no dia 20 de novembro. Na data, a equipe médica e de enfermagem poderá receber pacientes a partir das 7h nos 10 leitos disponíveis no município. O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, deve acompanhar o início dos trabalhos.

Os leitos serão regulados por uma central de Blumenau, que hoje registra uma fila de espera, que deverá ser reduzida significativamente após a abertura da UTI. Mais de 60 profissionais vão trabalhar na unidade.

De acordo com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, a abertura só foi possível graças a um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde, direção do HDWC e ADR.  “Depois que a SES descentralizou os recursos para a ADR de Ibirama conseguimos agilizar as licitações para adquirir os últimos equipamentos que faltavam. Temos uma equipe muito profissional que inclusive trabalhou a noite para que tudo desse certo e finalmente poderemos realmente abrir essa UTI que salvará muitas vidas”.

O diretor do HDWC, Roberto Ferrari, conta que toda a infraestrutura, equipamentos e equipe médica já estavam à disposição desde julho e após adequações, principalmente no aspecto financeiro, a unidade está completamente pronta para abrir as portas.

Ele explica que a expetativa é de que o Estado invista cerca de R$ 1 milhão por mês para manter os 10 leitos, mas que parte desse valor já é enviado para a o HDWC mensalmente. “Talvez metade desse recurso já faça parte da rotina financeira do hospital e a segunda parte que são alguns profissionais e insumos, vamos passar a utilizar a medida que a UTI for recebendo pacientes”, esclarece.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibirama, uma das entidades que cobrava a abertura da UTI, Anicanor Jacinto, comemorou a notícia e disse que ela está sendo recebida com alegria por toda a comunidade. “Como representantes dos comerciantes e até da própria comunidade sabemos que essa UTI é muito importante para Ibirama, Alto Vale  e até Estado, afinal qualquer um de nós pode precisar de uma dessas vagas”, comentou.

Uma nova fase para o hospital

Além da maior disponibilidade de leitos, Ferrari ressalta que todo o hospital e principalmente os pacientes serão beneficiados com a abertura da UTI. “Com isso o hospital recebe um elenco de profissionais de alto gabarito que vai nos ajudar na rotina de diagnósticos do hospital e outros encaminhamentos. Vamos melhorar muito esse suporte para o paciente, tanto o que sai da UTI quanto os demais terão atendimento de todos os profissionais .”

 

Por Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação

Outras Notícias