Saúde

CVV Rio do Sul oferece capacitação para novos voluntários

Entidade que oferece apoio emocional gratuitamente 24 horas por dia, oferece capacitação para novos voluntários em Rio do Sul.

CVV Rio do Sul oferece capacitação para novos voluntários

 

Há quase 60 anos existe um grupo de pessoas que se alternam voluntariamente para oferecer apoio emocional e prevenção do suicídio de maneira sigilosa e sem aconselhamentos. Esse grupo, que hoje ultrapassa os 4.000 voluntários em todo o país e realizou 3 milhões de atendimentos em 2018, é o CVV (cvv.org.br). Essa demanda de ligações é crescente e novos voluntários podem fazer a diferença.

Para fazer parte não é necessário ter uma formação específica, existem diferentes maneiras de atuação, e o voluntário pode determinar o melhor horário e dia da semana para seu plantão.

Quem tem pelo menos 18 anos de idade, tempo para os plantões semanais e vontade de acolher pessoas desconhecidas sem julgamentos ou preconceitos pode se candidatar ao voluntariado, diretamente no site do CVV.

Em Rio do Sul, o curso para novos voluntários inicia em 01 de março, às 8 horas da manhã, na sede da Obra Kolping (Rua Adolfo Kolping, 484, Canta Galo, Rio do Sul). Neste primeiro encontro, que segue até às 19h, com uma hora e meia de intervalo para almoço, as pessoas interessadas poderão conhecer um pouco mais sobre como funciona o trabalho voluntário do CVV. Quem tiver interesse em dar continuidade ao curso para se tornar um voluntário, terá mais 7 encontros semanais com duração de 3 horas cada. É importante destacar que para realizar o curso completo, é obrigatória a participação no dia 01/03.

As inscrições podem ser feitas via e-mail: [email protected] – enviar o nome, cidade em que reside e número de telefone, de preferência com wahtsapp.

 

SOBRE O CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

As doções também podem ser feitas localmente, através da mantenedora do Posto CVV mais próximo, já que cada um dos 120 postos se mantém de forma independente, com recursos locais e, principalmente, com a contribuição dos próprios voluntários.

A mantenedora do Posto de Rio do Sul é a ONG DESPERTAR – Núcleo de Apoio à Vida de Rio do Sul-SC.

 

SOBRE O SUICÍDIO

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde

 

CAPACITAÇÃO PARA NOVOS VOLUNTÁRIOS EM RIO DO SUL – SC

Data: 01/03/2020

Horário: das 8h às 19h.

Local: Sede da Obra Kolping Estadual – Rua Adolfo Kolping, 484, Canta Galo, Rio do Sul.

Inscrições: [email protected] (envie seu nome, município em que reside e número de telefone – de preferência, com wahtsapp).

Outras Notícias