Saúde

Cuidados bucais da gestante e do bebê é tema de Curso de Gestantes no Hospital Bom Jesus

Profissional esclarece que é mito dizer que tratamentos dentários podem trazer prejuízos para o bebê durante a gestação

Cuidados bucais da gestante e do bebê é tema de Curso de Gestantes no Hospital Bom Jesus

“A importância dos cuidados  bucais durante a gestação e higienização do bebe desde o nascimento”. Esse foi o tema do Encontro de Gestantes realizado, na quinta-feira, 20. O assunto foi abordado pela Cirurgiã Dentista Caroline Lopes e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre gestantes, alunos da Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) e pessoas da comunidade. O próximo encontro do Curso de Gestantes será realizado no dia 03 de setembro.

“O período da gestação é considerado um momento ímpar na vida da mulher, no qual ela demonstra estar bastante receptiva a informações relacionadas ao futuro filho, sendo por isso, a gestação é percebida como um momento privilegiado para o trabalho de educação em saúde”, enfatizou a dentista.

Mas, para que as mães possam efetivamente desempenhar seus papéis de promotoras de saúde é necessário, primeiramente, serem pessoas saudáveis. Entretanto, é a alta prevalência de doenças bucais em gestantes. Sendo assim o tratamento da saúde bucal das gestantes deve ser entendido como parte dos cuidados pré-natais necessários por considerar também aspectos biológicos e clínicos.

Segundo cirurgiã existe uma crença muito forte que compreende o tratamento odontológico durante a gestação como sendo um risco importante à saúde e até mesmo à vida do feto em desenvolvimento. “As gestantes não buscam tratamento odontológico chegando a interrompê-lo e abandoná-lo por conta própria ao saberem estar grávidas”, explicou.

A profissional acrescenta que há vários mitos referente as restrições no tratamento odontológico, contudo, este receio não encontra fundamentos científicos, uma vez que a literatura assegura a possibilidade de realizar o tratamento odontológico com gestantes sem maiores problemas, quando medidas de precaução são tomadas pelo profissional.

“A antiga e difundida crença de que ocorre uma descalcificação dos dentes da mulher durante a gravidez para suplementar minerais no crescimento do feto, não tem suporte científico”, ressaltou.

E alem dos cuidados bucais das futuras mamães, Carolina Lopes, Cirurgiã Dentista aproveitou o Encontro do Curso de Gestantes para passar informações referentes também a higienização do bebe. A profissional explicou que a educação dos filhos, desde cedo, para as práticas de saúde bucal como uma rotina necessária, incluindo entre elas, basicamente, a escovação e a ida regular ao dentista são fundamentais.

O início do acompanhamento profissional deve ser no pré-natal, seguido de uma primeira consulta por ocasião da erupção dos dentes decíduos. Há um desconhecimento desse assunto, isso se deve à representação do tratamento odontológico como sendo de caráter curativo e não preventivo.

“É importante as mães ficarem atentas aos sintomas que indicam o nascimento dos primeiros dentinhos:irritabilidade, aumento da salivação, sono intranquilo, inflamação gengival, diarreia e febre. É fundamental ficar atendo a esses sintomas e importante destacar que não recomenda-se o uso de pomadas anestésicas para aliviar os sintomas do nascimento dos dentes de leite”, ressaltou.

Ainda com relação a higienização bucal dos bebês a nova recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) e da American Academy of Pediatric Dentist (AAPD) é que ao nascimento do primeiro  dente do bebê o mesmo deve ser higienizado com escova de dente e pasta com flúor na concentração entre 1.000 e 1.100ppm (observar o verso da embalagem e desconsiderar a idade indicada). É sabido que nesse período o bebê não conseguirá cuspir o conteúdo, mas a ingestão da pasta na quantidade determinada não traz nenhum risco ao pequeno.

O Curso de Gestantes oferecido pelo Hospital Bom Jesus é gratuito e tem a finalidade de complementar o pré natal que já é realizado por cada futura mamãe. Os encontros são semanais e a cada semana um novo tema é abordado pela equipe de multiprofissionais responsável pela realização do curso.

O próximo Encontro do Curso de Gestantes, será realizado na quinta-feira, 03 de setembro e vai tratar sobre o tema: Quando procurar a Unidade de Saúde da Família para fazer o teste do pezinho, teste da orelhinha, vacinas e a primeira consulta com o pediatra. O encontro será coordenado pela enfermeira do Posto Central de Ituporanga Jucelene Laís Rosa.

Para participar não é necessário fazer inscrição antecipada e alem das gestantes toda a família pode acompanhar. Depois de cada encontro, os participantes são agraciados com um café e há sorteio de brindes.

Authentica Comunicação Integrada/Sintonia

Outras Notícias