Saúde

Casos confirmados de sarampo alerta Vidal Ramos

Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação.

Casos confirmados de sarampo alerta Vidal Ramos Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

A confirmação de casos de sarampo em Santa Catarina trouxe à tona a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. A Secretaria de Saúde de Vidal Ramos sensibiliza os moradores, pois a vacina é a única forma de prevenir a doença.

Está em circulação o material confeccionado pela Secretaria de Saúde com informações sobre o sarampo. A confirmação do retorno da doença no Brasil preocupa. “A vacina é a única forma de prevenir, então se há casos confirmados, é porque os pais deixaram de vacinar seus filhos”, comenta a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Geli de Souza.

A vacina é disponibilizada pelo SUS. Uma dose da vacina tríplice viral é aplicada aos 12 meses de idade e a segunda dose aos 15 meses. Adultos, até 49 anos de idade, sem histórico da doença ou sem comprovante vacinal também devem ser vacinados. As mulheres grávidas devem esperar para serem vacinadas após o parto. Além de proteger contra o sarampo, a vacina tríplice viral imuniza também contra a caxumba e a rubéola.

Campanha Nacional de Vacinação

A Secretaria de Saúde fará um pente fino nas cadernetas durante a Campanha Nacional de Vacinação que inicia na próxima segunda-feira, dia 06 de agosto. Até 31 de agosto, 95% das crianças com idade de 1 a 5 anos precisam ser vacinadas contra sarampo e poliomielite.

Gripe A confirmada

Outra doença que tem tirado o sossego da população de Vidal Ramos é a Gripe A. Em julho, foi confirmada a morte de um casal na Fazenda Rio Bonito, vítima da doença. 

Com o fim da campanha de vacinação, a Secretaria da Saúde reforça alguns cuidados diários. A higienização das mãos é uma delas, assim como manter a casa arejada. É importante ainda evitar locais fechados com aglomero de pessoas.

Em caso de febre alta, dores no corpo e tosse, um médico deve ser consultado.

 

Por Alinhar Comunicação

Outras Notícias