Saúde

Campanha vai imunizar população de Ituporanga contra a “Gripe A”

Campanha vai imunizar população de Ituporanga contra a “Gripe A” Foto: PMI / Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a “Gripe A” teve início nesta segunda-feira, dia 25, em Ituporanga. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a dose na Unidade Central, das 08h às 17h, e também nos bairros e comunidades rurais em dias específicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, fazem parte do grupo prioritário idosos, crianças maiores de 06 meses e menores de cinco anos. As gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas também terão prioridade. A meta é vacinar cerca de três mil pessoas do município.

O secretário de Saúde, Walter Day, lembra que a população deve apresentar o cartão de vacinas e documento de identificação. “A campanha se estende até dia 20 de maio, sendo que no dia 30 de abril, sábado, será o “Dia D”, com atendimento das 08 às 17h na Unidade Central”, explica.

Vacinação nos bairros e comunidades

A Secretaria de Saúde criou um cronograma de atendimento com horários específicos para atender as comunidades rurais e os bairros. Nesta segunda-feira, a vacinação iniciou no Santo Antônio. A equipe esteve no posto de Saúde do bairro às 08h30 e voltará às 14h para imunizar outros grupos.

A campanha de imunização continua na terça-feira, dia 26, no Rio Bonito, com vacinação prevista às 08h30. No mesmo dia, o bairro Gabiroba será contemplado com a vacinação às 14h.

A Bela Vista será atendida na quarta-feira, dia 27, às 8h30. Também na quarta será atendida a população do Cerro Negro, no período da tarde, às 14h. 

O cronograma de vacinação da influenza também contempla o bairro Vila Nova, na quinta-feira, dia 28, às 08h30 e às 14h. Os mesmo horários devem ser obedecidos pela população do bairro Nossa Senhora de Fátima, na sexta-feira, dia 29.

Prevenção

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga  

Outras Notícias