Saúde

Alto Vale ampliará vacina de febre amarela

A partir de novembro municípios da região serão orientados sobre a importância da imunização.

Alto Vale ampliará vacina de febre amarela Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

Todos os moradores de Santa Catarina com idade entre 9 meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. A medida é preventiva e foi recomendada em março pelo Ministério da Saúde com o objetivo de antecipar a proteção contra a doença para toda a população em caso de aumento da área de circulação do vírus. A previsão é que 3,3 milhões de pessoas sejam vacinadas em Santa Catarina.

De acordo com responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde, Josiane Verdi Schaade, no Alto Vale a ampliação da vacina será no mês de novembro.

“A nossa área de abrangência vai passar a ser uma área de recomendação vacinal, então a partir de novembro toda a população vai receber a orientação para a vacina contra a febre amarela. A gente não tem uma estimativa de cobertura vacinal, não estamos fazendo campanha até porque não recebemos quantitativo de vacinas ainda”, conta.

Josiane destacou ainda que a ação de ampliação da vacina é feita com intuito de aumentar a cobertura vacinal e alertar a população sobre a importância de receber a imunização.

“Essa ação é para mobilizar os municípios e orientar a população, a orientação é que todos devam receber a vacina porque nós temos o risco da febre amarela chegar ao nosso estado ainda neste ano, então a gente começa a mobilizar a população para procurar se vacinar”.

Ela completa dizendo que apesar de muitas pessoas deixarem para última hora o importante é não deixar de se vacinar.

“Sempre temos o problema de deixar pra última hora, todas as campanhas a gente teve esse problema, agora deu uma melhorada na divulgação então acreditamos que tenha uma repercussão melhor”, pontua.

Em relação à quantidade ela explica que ainda não há uma estimativa de quantas doses serão recebidas pela região.

“O quantitativo será bem grande, porque dessa vez são para todas as pessoas e não em faixas etárias. Esse mês já recebemos uma quantidade maior e ainda vamos receber mais porque a procura pela vacina já está aumentando. Não temos estimativas porque como na verdade vai ser área de recomendação, a partir de novembro vamos começar a fazer essa busca”, explicou.

Apesar da baixa cobertura na região, a intenção é que is adultos que forem levar seus filhos para se vacinar também recebam a imunização.

“Como a nossa área não é de risco a cobertura vacinal em nossa região acaba sendo muito baixa ainda. Nas salas de vacinas, já orientamos que quem traz as crianças deve se vacinar também, que a família que muitas vezes está junto, também seja vacinada”, destaca.

Em novembro a ampliação será realizada em Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles, e Witmarsum.

Nos municípios catarinenses em que a ação de ampliação estiver ocorrendo, conforme o cronograma, a vacina contra a febre amarela será oferecida nas unidades de saúde. Nos demais municípios, a vacinação vai continuar nas unidades de referência, para evitar a perda de doses, após abertura do frasco, a utilização da vacina deve ocorrer em até, no máximo, seis horas. Ou seja, independentemente do calendário, quem não tomou a vacina pode procurar a unidade de saúde a qualquer momento.

 

Por Tatiana Hoeltgebaum

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias