Saúde

Administração de Ituporanga fará o transporte de 25 doadores de sangue até o Hemosc de Lages neste sábado (26)

Ação faz parte “Mutirão Doe Sangue Doe Vida” para incentivar a doação de sangue.

Administração de Ituporanga fará o transporte de 25 doadores de sangue até o Hemosc de Lages neste sábado (26) Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

A administração de Ituporanga abraçou o movimento Junho Vermelho que incentiva a doação de sangue, e por meio da secretaria de Saúde, vai encaminhar neste sábado (26),  25 doadores até o Hemosc de Lages para possibilitar essas doações. A ação faz parte do “Mutirão Doe Sangue Doe Vida”, onde o transporte dos doadores até o Hemocentro, será custeado pela Administração. Os 25 doadores que já estão cadastrados sairão neste sábado às 5h e o atendimento em Lages vai ocorrer a partir das 7h para efetivar as doações.

De acordo com a secretária de Saúde Aline de Abreu Postais, a campanha surpreendeu pela quantidade de pessoas interessadas em participar do mutirão. O Hemosc em Lages consegue atender apenas 25 pessoas por período e devido à quantidade de pessoas interessadas em fazer doação de sangue, para o mês que vem, dia 24 de julho, um novo mutirão será realizado e as pessoas interessadas podem deixar o nome na Secretaria de Saúde.

Podem fazer a doação pessoas que estejam em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 69 anos e que tenham no mínimo 50kg. Para quem já é doador é necessário respeitar os intervalos para doação. No caso dos homens o prazo de 60 dias com o máximo de quatro doações por ano, e as mulheres, são 90 dias de intervalo entre uma doação e outro e o máximo de três doações por ano.

Para o ato de doação é preciso que a pessoa esteja alimentada, e não em jejum.

Outras Notícias