Saúde

Administração de Ituporanga esclarece Fake News referente à vacinação contra a Covid

Administração de Ituporanga esclarece Fake News referente à vacinação contra a Covid

A administração por meio da secretaria de Saúde esclarece que o município de Ituporanga tem seguido com a campanha de vacinação contra a Covid-19 de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, com a ampliação de públicos de acordo com a disponibilidade de vacinas e as recomendações do Ministério da Saúde.

O esclarecimento é necessário, por conta da divulgação de uma mensagem de áudio em grupos de WhatsApp do município,  gravada por uma pessoa que fez uso de má fé, e com intuito de tumultuar a campanha que está transcorrendo de forma tranqüila no município anunciando que a vacinação estaria liberada para todos os públicos inclusive sem a necessidade de agendamento.

A administração de Ituporanga reitera que a Secretaria de Saúde do município tem seguido os mesmos critérios utilizados por todos os demais municípios brasileiros. Sendo assim, neste momento tem acesso a vacinação sem a necessidade de agendamento, no horário de funcionamento do Posto de Saúde Central os grupos prioritários: pessoas com comorbidades acima de 18 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, servidores da defesa civil, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte Coletivo, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e grávidas e puerperas com comorbidades e lactantes. Para esses públicos, a vacinação está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 07:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00.

Já com relação a vacinação da população em geral a Secretaria de Saúde está seguindo a evolução da campanha, de acordo com as faixas etárias e por agendamento pelo site www.ituporanga.sc.gov.br. Neste momento a vacinação da população em geral, está liberada em Ituporanga para as pessoas com idade a partir de 50 anos.

A administração de Ituporanga solicita que a população busque sempre as informações nos canais oficiais da prefeitura e  informa que tem buscado identificar o autor do áudio que foi repercutido com uso de má fé, para que sejam tomadas as devidas providencias e que o autor seja responsabilizado. Importante lembrar que criar, e disseminar Fake News é crime.

Outras Notícias