Saúde

Abertas inscrições para nova turma de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Bom Jesus

Interessados em ingressar como bolsistas precisam fazer avaliação social com antecedência.

Abertas inscrições para nova turma de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Bom Jesus Foto: Divulgação

 

Interessados em ingressar como bolsista na nova Turma do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica Bom Jesus precisam ficar atentos as datas. Isso porque para receber bolsa de 50 ou 100% é preciso fazer avaliação socioeconômica. As inscrições devem ser feitas entre os dias 08 e 10 de outubro e as matrículas para a nova turma ocorrem em dezembro.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Jeane Peters, após efetivar a inscrição é preciso agendar a avaliação socioeconômica. “Essa avaliação é necessária porque para ser bolsista é preciso que o interessado se enquadre em alguns critérios estabelecidos no edital. Para bolsas de 100%, é preciso ter renda per capita familiar de um salário mínimo e meio, e para bolsas de 50% três salários mínimos”, explica a coordenadora.

Os interessados em ser bolsistas e que efetuarem as inscrições entre os dias 08 e 10 de outubro, participarão de uma reunião no dia 17 de outubro. O encontro será no Salão da Amizade, nas dependências do Hospital Bom Jesus (HBJ), às 19h. “Nesse encontro vamos repassar as instruções e fazer a entrega do formulário socioeconômico e fazer os agendamentos para as avaliações”, ressalta Jeane.

Com os formulários em mãos os futuros bolsistas têm até o dia 21 de outubro para fazerem o preenchimento dos dados. Segundo a coordenadora da ETBJ no período de 22 de outubro a 07 de novembro serão realizadas as entrevistas com os interessados em ser bolsistas. “Teremos nesse período, momento para fazer entrevista e recolher o formulário socioecômico preenchido e também os documentos que comprovem as informações”.

O resultado da avaliação deve ser divulgado no dia 30 de novembro e as matrículas precisam ser efetuadas entre os dias 03 e 04 de dezembro.  Detalhes sobre o curso e o agendamento das avaliações socioeconômicas precisam ser feitos na Secretaria da Escola, localizada na Rua do Centro Médico anexo ao Hospital Bom Jesus. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 13h às 17h e das 18h às 22h, ou ainda pelo telefone 3533 7150.

Sobre a Escola Técnica Bom Jesus

A Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ) é uma escola conceituada na área de ensino profissionalizante. Responsável pela formação de grande parte dos técnicos de Enfermagem que atuam em Ituporanga e municípios vizinhos é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação.

“Um dos diferenciais do nosso curso é que jovens que estão no Ensino Médio também podem fazer parte da turma. Basta obedecer dois critérios: ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula e estar no segundo ano do ensino médio”, relatou Jeane Peters, coordenadora pedagógica da escola.

A ETBJ iniciou os trabalhos em 1992, oferecendo o Curso Auxiliar de Enfermagem. E em 2003 que passou a ser chamada de Escola Técnica de Enfermagem.

Irmã Edelir Stupp, diretora do HBJ, explica que a escola  já formou mais de 600 alunos e hoje, conta com 20 profissionais entre professores e funcionários administrativos e possui em torno de 80 alunos. “Somos responsável pela capacitação de grande parte dos técnicos em enfermagem que atuam na região do Alto Vale, e isso nos enche de orgulho”, comenta.

A Escola vem sendo adaptada a cada ano com a plataforma acadêmica necessária ao curso oferecido. “Damos destaque aqui para o laboratório para aulas práticas, a ampliação do laboratório de informática, salas ampliadas com equipamentos digitais e espaço físico adequado ao ensino e a aprendizagem dos alunos”, enfatiza a coordenadora da escola. Jeane Peters acrescenta ainda que os professores são graduados, possuem especialização e experiências nacionais e internacionais. “A nossa metodologia é diversificada e vem de encontro ao interesse e necessidade do aluno”, pontua.

Periodicamente o corpo docente reúne-se para avaliar o PPP, Currículo/Cronograma de Estudos para cada vez mais aproximar a prática de sala de aula à realidade do aluno, no mundo do Trabalho em saúde nas diversas áreas.

Atribuições de um Técnico de Enfermagem

Mais que qualquer outro curso oferecido, o Técnico de Enfermagem garante um “leque” de oportunidades de atuação. “São 10 meses de curso, onde o aluno recebe o certificado de Auxiliar de Enfermagem, podendo atuar em hospitais, laboratórios, clínicas e como cuidadores”, enfatiza a coordenadora da escola.

O curso contempla 1.800 horas de aulas teóricas e 600 horas de estágio, viagens de estudos com metodologia problematizadora, workshop direcionado ao objeto de estudo e trabalhos com perspectivas científicas.

O técnico de enfermagem tem como atribuições ainda: Administrar medicamentos e tratamentos, realizar cuidados ao paciente, como higiene corporal, mobilização no leito e monitorização dos dados vitais. Elaborar relatório de atendimento feito e comunicar anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico. Com o Certificado de Técnico amplia ainda as oportunidades para  trabalhar no SAMU, Bombeiros e Clínicas mais específicas.

Cargos relacionados ao técnico de enfermagem: Auxiliar de Banco de Sangue; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho; Cuidador de Idosos.

 

Por Adriane Rengel

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias