Vidal Ramos tem eleição para prefeito neste domingo

Enviar no WhatsApp

 

Neste domingo (28), depois de votar para decidir o Presidente da República e o governador de Santa Catarina, os eleitores de Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, também vão escolher o novo prefeito do município. A eleição suplementar em conjunto com o segundo turno foi instituída em outras 20 cidades brasileiras. 

Os dois postulantes ao cargo em Vidal Ramos são Helmut Stoltenberg, com Nego Souza como vice (coligação PP, PT e MDB), e Nabor José Schmitz e Ambrosio Rubick de vice  (PSD).

Cassação de reeleitos em 2016

Em 28 de junho de 2018, o então presidente do TSE, Ministro Luiz Fux, autorizou a realização de eleições suplementares no município de Vidal Ramos (SC), concomitantemente com o 2º turno das eleições gerais de 2018, no dia 28 de outubro.

Laércio da Cruz e Helmut Stoltenberg, reeleitos prefeito e vice-prefeito em 2016, foram condenados em primeira instância em razão da extrapolação, no primeiro semestre do ano da eleição, da média de gastos prevista legalmente, relativos à publicidade institucional realizada durante sua administração.  

Porém, foram condenados em primeira instância na Justiça Eleitoral por terem extrapolado, no primeiro semestre do ano da eleição, os gastos relativos à publicidade institucional. Foi determinada também a cassação dos registros de candidatura e inelegibilidade pelo período de oito anos, por abuso de poder político e econômico.

Na segunda instância os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiram afastar a inelegibilidade do vice-prefeito Stoltenberg, que agora é candidato.

Os candidatos eleitos encaminharam recurso à última instância da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral concedeu um mandado de segurança para que eles assumissem os cargos até o julgamento e publicação dos embargos de declaração interpostos no TRE-SC. 

Após a rejeição dos embargos e de um pedido de prorrogação de liminar, o TRE-SC determinou a realização de novas eleições, o que foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O TSE estabeleceu o dia do 2º turno das eleições gerais (28 de outubro) para as eleições suplementares no município de Vidal Ramos.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo