Política

Vereadores do Alto Vale participam de Marcha a Brasília

Além de participar das capacitações, os legisladores aproveitam a oportunidade para defender demandas da região.

Vereadores do Alto Vale participam de Marcha a Brasília Foto: Divulgação

 

Pelo menos 43 vereadores do Alto Vale do Itajaí cumprem essa semana agenda em Brasília e participam da Marcha dos Vereadores. O evento que é o maior  encontro de legislativos municipais da América Latina iniciou nesta segunda-feira, 23, segue até quinta-feira, 26 e reúne vereadores de todo o país para troca de experiência e também capacitações.

Um dos integrantes da comitiva da região é o presidente da  União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale (UCAVI) Adriano Coelho (PP), vereador de Ituporanga. Coelho explica que o evento é uma grande oportunidade para a busca de conhecimento e acesso as autoridades de renome. “Serão dias de muito aprendizado, teremos encontros com candidatos a presidência da república que serão palestrantes que trazem realmente uma proximidade ao Legislativo, especialmente para as cidades pequenas como as do Alto Vale, que tem mais dificuldades para chegar e para ter acesso a essas autoridades e essas figuras que estão coordenando a política nacional”, explica.

Alem da troca de conhecimentos, o presidente da Ucavi acrescenta que a viagem a Brasília serve também para a defesa de demandas do Alto Vale. “Conseguimos agendar audiências em pelo menos três ministérios: Saúde, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Turismo e ainda o Denit”, comenta.

Fortalecimento do Programa Caminhos do Alto Vale

No Ministério do Turismo o encontro será com o recém empossado Ministro, o catarinense Vinicius Lummertz. Na pasta a demanda a ser defendida está relacionada ao Projeto Caminhos do Alto Vale. Marlon Goede (PP), vereador de Trombudo Central e tesoureiro da Ucavi, destaca que existem algumas situações pendentes para que seja possível expandir cada vez mais o turismo na região. “Fomos procurados pela assessora de turismo da Amavi Fabiana Dickmann, que nos passou duas demandas importantes: a implantação da sinalização turística nos 22 municípios que compõem o “Caminhos do Alto Vale” e também a implantação do cicloturismo nesse roteiro”.

Goede acrescenta que para identificar o polo turístico do Alto Vale são necessários investimentos. “Para que façamos toda essa sinalização temos que fazer alguns levantamentos para identificar todos os locais, os marcos municipais, e é isso que vamos tentar conseguir aqui, apoio para dar sequência e fortalecer esses projetos”, finaliza.

Credenciamento do Centro Oncológico

Outra demanda importante para a região e que será tema da audiência agendada com o Ministro da Saúde Gilberto Magalhães Occhi é o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Centro de Oncologia do Alto Vale do Itajaí.

Quem vai acompanhar essa reunião será o vereador Chico Goetten (PP) de Rio do Sul. Segundo Chico, com a mudança de ministros, ocorreu atraso nesse credenciamento e isso tem dificultado o atendimento e o amplo funcionamento do centro. “Vamos tentar resolver esse problema para que o quanto antes nosso Centro Oncológico possa atender em sua capacidade total de atendimentos. Vamos contar também com o apoio do deputado Federal Esperidião Amim que vai nos acompanhar nesse encontro”, ressalta Chico.

Ainda com o Ministro da Saúde, será apresentada outra demanda que é a aquisição de um aparelho Pet-Scan, necessário para o Centro Oncológico, já que permite que rastrear células tumorais no organismo.

Sinal de TV aberta para o Alto Vale

Na audiência com o  Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab o assunto será liberação de um sinal de TV aberta para o Alto Vale. A demanda foi levantada pelo vereador Chico Goetten (PP) de Rio do Sul.

Segundo o vereador no ano passado, ele sugeriu a TV aberta para a Câmara de Rio do Sul e inclusive fez todos os encaminhamentos necessários no ministério para esse credenciamento. “Vamos aproveitar essa viagem e reforçar os pedidos. Temos o apoio do atual presidente o vereador James e também do vereador Nando e o presidente da Ucavi que quer ampliar para toda a região do Alto Vale. Entendemos esse canal de TV aberta como economia para as câmaras e também o acesso mais facilitado a informação por parte da população”, ressalta.

Mudança de localização dos Bombeiros de Rio do Sul

Encerrando os ciclos de audiências, os vereadores que representam a Ucavi, participarão também de um encontro no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A demanda nesse setor é a transformação da Companhia dos Bombeiros de Rio do Sul em Batalhão e a possibilidade de transferência da sede que abrigaria o Batalhão dos Bombeiros na Capital do Alto Vale para a BR 470 onde está localizada a sede do DNIT.

“Com a transformação de companhia em Batalhão seria necessário um novo local e vamos solicitar uma  seção de uso da estrutura que abriga o DNIT na 470. Não precisaríamos de todo o espaço mas pelo menos uma parte. Essa audiência conseguimos com  o apoio do Deputado Peninha, que deve também nos acompanhar”, explica Adriano Coelho (PP), presidente da Ucavi.

 

Por Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias