Política

Ucavi elege nova diretoria

Após um ano de presidência do PMDB, Progressistas assumem a Ucavi a partir do ano que vem.

Ucavi elege nova diretoria A nova diretoria da Ucavi pousou para a primeira foto oficial (Foto: Mila Signore)

 

O vereador de Ituporanga, Adriano Coelho (PP), foi aclamado como novo presidente da União das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Ucavi). A eleição ocorreu no sábado (16), em Rio do Sul, na última assembleia da entidade no ano.

A proposta de Coelho é fortalecer e valorizar o trabalho realizado pelos vereadores do Alto Vale do Itajaí, fazendo com que eles apresentem os resultados dos cursos de capacitação oferecidos pela entidade. “Hoje existem diversos cursos e capacitações gratuitos que resultam em ganho para a cidade a qual o vereador representa”, explica.

A intenção é priorizar principalmente vereadores que estão no primeiro mandato, devido a mudança constante das leis que regem os municípios.
O ex-presidente da Ucavi, Elcio Bonacolsi (PMDB), afirmou que o ano que esteve a frente da entidade foi muito produtivo e de grandes conquistas, e destacou a parceria com a Alesc no oferecimento de atividades de capacitação aos edis. “Firmamos junto a Escola do Legislativo uma parceria muito forte, que trouxe e trará vários cursos para nossa região. Também estreitamos parceiras com o Ministério Público e Tribunal de Contas”, revela.

Uma das propostas de Coelho que deve ser implantada na primeira Assembleia Ordinária da Ucavi no ano que vem, é a transmissão online das reuniões por meio de uma página da entidade no Facebook. “Precisamos mostrar o que é debatido e aproximar a população da Ucavi, é dessa forma que sairemos fortalecidos”, explica.

Ele também pretende aproximar as mesas diretoras das Câmaras de Vereadores dos setores técnicos da Ucavi como os departamentos Jurídico e Financeiro. Inclusive, ele estuda a proposta de aquisição de material de expediente e outros insumos da rotina administrativa do Legislativo de forma cooperada. “Todo município tem uma demanda que é o material de expediente, impressora, cartucho, placa para homenagem, etc. Nossa ideia é fazer compras programadas em conjunto, com preço diferenciado, o que irá gerar uma economia e respeito ao dinheiro público”, esclarece.

O ex-presidente conseguiu reunir no caixa da Ucavi a quantia de R$ 636 mil, recurso que vai ser aplicado na construção da nova sede da entidade, que será integrada a ampliação da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e Câmara de Vereadores de Rio do Sul. “Os estudos foram feitos há muito tempo, e com certeza, o uso compartilhado desse espaço, que é necessário, resultará em economia de dinheiro público”, comemora.

Élcio Bonacolsi e Adriano Coelho aproveitaram a oportunidade para desejar Feliz Natal e Ano Novo a todos os vereadores do Alto Vale do Itajaí e moradores da região.

A presidência da Ucavi foi definida por meio de um acordo firmado em 2016, e será revezada pelos partidos com maiores bancadas nos três primeiros anos, e por um representante dos menores partidos no último ano. O primeiro ano ficou com PMDB, o segundo com PP, terceiro com o PSD e o último ainda será definido. “Mesmo assim nossa chapa procurou contemplar todas as microrregiões do Alto Vale e diversos partidos, justamente para que se tenha amplo leque de ideias”, finaliza Adriano.

 

NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA UCAVI ANO 2018  

PRESIDENTE Adriano Coelho – Ituporanga

Vice-Presidente Sávio Batistti – Presidente Getulio

1º Secretário Ana Maria de Andrade Kreusch – Imbuia

2° Secretário Samuel Francisco da Rocha – Pouso Redondo

1º Tesoureiro Marlon Goede – Trombudo Central

2º Tesoureiro Andre Saffier – Lontras

Diretor de Patrimônio Carla Juliana J.Lindner – Dona Emma

Diretor de Relações Públicas Judite Moser Pisetta – Rio do Oeste

 

Por Rafael Beling

Diário do Alto Vale

Outras Notícias