Política

Projeto que dá autonomia para cidades decidirem sobre APPS no perímetro urbano deve ser votado na semana que vem

Projeto que dá autonomia para cidades decidirem sobre APPS no perímetro urbano deve ser votado na semana que vem

 

Proposta do deputado Rogério Peninha (MDB/SC) revoga decisão que limita construções nas beiras de rios

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana, em caráter de urgência, o projeto de Lei 2510/19 que atribui competência a planos diretores municipais e a leis de uso do solo para definir os limites das áreas de preservação permanente (APPs) no perímetro urbano. “Por meio de um acordo de lideranças, devemos levar a plenário esta demanda que afeta as cidades brasileiras”, afirma o deputado Peninha.

O texto pretende revogar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que definiu o afastamento mínimo de 30 metros das construções nas margens dos cursos d’água, conforme o Código Florestal Brasileiro. “A decisão praticamente inviabiliza centenas de municípios catarinenses que se desenvolveram na beira de rios. O que vão fazer? Desocupar todas as áreas já construídas? Isto é um retrocesso ao desenvolvimento”, justifica Peninha.

Após a decisão do STJ, diversas lideranças de todo o Brasil têm procurado o deputado para manifestar apoio ao projeto de lei 2510. A bancada catarinense de parlamentares também se mostrou favorável e está auxiliando na agilidade da tramitação.

 

Outras Notícias