Política

Presidente da Câmara de Vereadores toma posse como prefeito de Vidal Ramos

Presidente da Câmara de Vereadores toma posse como prefeito de Vidal Ramos Divulgação

A Prefeitura de Vidal Ramos terá um novo gestor à frente do poder público, a partir dessa terça-feira, 26 de junho. O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Vânio Cesar Petri, será empossado prefeito do municipio. A sessão de posse será às 14h, na Câmara de Vereadores.

Ele assume temporariamente o lugar ocupado por Laércio da Cruz, notificado na manhã desta terça-feira, 26, pelo Cartório Eleitoral de Ituporanga. O atual prefeito responde ao processo por gastos excessivos com publicidade. O vice-prefeito, Helmut Stoltenberg, também deixará o cargo.

Vereador da base aliada pelo PP, Vânio é agricultor, tem três filhos e reside na comunidade de Campestre. Foi vereador entre 2013 e 2016 e está no segundo mandato.  Com a saída dele frente à Câmara, assume o vice-presidente Juarêz Kuhnen do MDB. Também vai ocupar uma cadeira no legislativo o suplente de vereador Neném, do PT.

Laércio entrou com liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para voltar ao cargo até as novas eleições, que ainda estão indefinidas no município. "As novas eleições não podem acontecer enquanto há recursos em andamento. Vamos buscar todas as formas para retornar ao cargo", comenta Laércio.

Decisão ocorreu em maio

No final de maio, em decisão monocrática, o Ministro Relator do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Napoleão Nunes Maia Filho, indeferiu o Agravo de Instrumento e suspendeu os efeitos da Liminar que garantia a permanência nos cargos de prefeito e vice de Laércio da Cruz e Helmut Stoltenberg, de Vidal Ramos.

O processo tramitava durante um ano e oito meses, supostamente por desiquilíbrio de gastos com publicidade, comparando os três primeiros anos da Administração Municipal com o primeiro semestre do último ano, notadamente pelos gastos em saúde.

Posicionamento do PSD, partido que entrou com a denuncia e pediu a cassação.

O departamento de Jornalismo da Sintonia FM, conversou nessa manha com o presidente do PSD, partido que fez a denuncia e pediu a cassação,  Rodrigo Tabarelli, o mesmo informou que prefere não se manifestar por meio de entrevista. Segundo Tabarello, o partido deve em breve divulgar uma nota sobre o assunto.  Ainda de acordo com o presidente, o PSD vai aguardar com serenidade, respeito e cautela, os desdobramentos da situação. 

Mais detalhes na entrevista com João Sérgio e Adriane Rengel.

Outras Notícias