Política

Prefeito e vice de Vidal Ramos recorrem ao TRE

Laércio da Cruz e Helmut Stoltenberg estão confiantes em reverter decisão do juiz eleitoral da Comarca de Ituporanga.

Prefeito e vice de Vidal Ramos recorrem ao TRE Laércio da Cruz (e) e Helmut Stoltenberg (Foto: PMVR/Divulgação)

Após receberem a sentença proferida pelo juiz eleitoral da Comarca de Ituporanga de cassação e pedido de nova eleição, Laércio da Cruz e Helmut Stoltenberg recorrem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prefeito e vice de Vidal Ramos, reeleitos no dia 02 de outubro, analisam a decisão e afirmam que os gastos institucionais acima do permitido, de acordo com denúncia, são investimentos na mobilização e promoção na área da saúde.

“Em 2013 quando iniciamos nossa administração, nossos gastos com saúde não eram tão expressivos. No decorrer de 2013 até hoje implantamos 28 programas, alguns premiados e reconhecidos em Brasília pelo Ministério da Saúde. No entendimento do magistrado, os materiais criados para divulgação desses programas entendem-se como propaganda. Os nossos advogados impetraram recurso cabível para o TRE  e esperamos que com o conjunto comprobatório, principalmente no que se refere a saúde, consigamos provar que os valores não são gastos, mas sim, investimentos na promoção de saúde”, esclarece o prefeito.

Desde a notificação, Laércio e Helmut tem reunido a equipe administrativa com o intuito de fortalecer o processo de defesa e anexar novas provas. “Nós temos um vasto material, refizemos todas as planilhas, todos os cálculos, e confiamos realmente numa decisão favorável no TRE. Estamos esperançosos, de cabeça erguida, não tivemos nenhuma conduta questionável durante a administração, trabalhamos muito, nunca na história de Vidal Ramos fizemos tanto investimento em tão pouco tempo”, acrescenta.

O prefeito de Vidal Ramos também acredita no poder das urnas. “Vai prevalecer a vontade das urnas. Houve uma eleição, o povo nos reelegeu. Eu acredito na justiça, porque é o único meio que vai trazer o restabelecimento eleitoral conquistado no dia 2 de outubro”.

Laércio acredita nas provas dos autos e faz um alerta aos vidalenses. “Quero pedir aos grupos que tenham calma na condução desse processo. Já tivemos uma oposição que não deu tréguas. Existem muitas conversas, ataques pessoais, injúrias, calúnias contra a minha pessoa, minha família e ao nosso grupo. Precisamos manter a calma e acreditar na justiça”, pontua o prefeito.

Fechamento das contas

Desde 2013, a gestão pública de Laércio e Helmut é destaque e exemplo no Alto Vale do Itajaí e em Santa Catarina. Em 2015, o Ministério Público Federal divulgou o ranking da transparência dos municípios brasileiros. Na região da cebola, a terra do doce é considerada a cidade mais transparente e a segunda do Alto Vale do Itajaí que mais forneceu informações. Ainda ocupa a posição 59ª no Estado de Santa Catarina.

E para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito, a exemplo de anos anteriores, deverá diminuir o ritmo de algumas obras. “Precisamos nos moldar a realidade nacional, onde a arrecadação caiu drasticamente. As nossas estradas estão em ótimas condições e vamos trabalhar nos pontos emergenciais. Faremos alguns ajustes, desde que não comprometa a vida do cidadão vidalense”, afirma.

Na segunda-feira, dia 10, Laércio e Helmut, acompanhados do vereador Vânio Petri e do secretário de Administração Eduardo Thechrin, cumpriram agenda administrativa em Florianópolis. O objetivo da viagem foi requerer os recursos do Estado que ainda estão pendentes. “Estamos com recursos do Governo Federal que também precisam ser liberados até dezembro. Enfim, independentemente da decisão da justiça nós precisamos trabalhar para as pessoas, para o município”.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias