Política

Prefeito de Rio do Sul é selecionado para curso na Espanha

Thomé é um dos prefeitos do Brasil selecionados para participar de treinamento sobre Gestão.

Prefeito de Rio do Sul é selecionado para curso na Espanha	FOTO: ARQUIVO/DAV

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, foi um dos selecionados a fazer parte de um treinamento sobre Gestão Pública na Universidade Popular de Alcobendas, na próxima semana. A atividade acontece de 11 a 15 de junho, Thomé retorna ao Brasil no sábado (16).

A Universidade é uma instituição ligada ao município de Alcobendas, vizinho à capital Madri. Ela oferece um curso chamado Escola de Gestão Municipal Excelente (EGME). Neste ano, a EGME recebeu cerca de 120 inscrições de 14 países. Thomé foi selecionado para o grupo de estudos ao lado dos prefeitos catarinenses, André Moser de Indaial e Avelino Menegolla de Xanxerê. Segundo a administração Rio do Sul não chegou a fazer a inscrição. A própria universidade entrou em contato com o executivo sugerindo a participação do prefeito Thomé.

O município de Alcobendas possui certificações e premiações por qualidade de gestão. Segundo os organizadores, o objetivo é ampliar as possibilidades de cooperação e troca de experiências entre os gestores públicos espanhóis e prefeitos de vários países. Os estudos apresentam ideias inovadoras de gestão para as áreas da educação, desenvolvimento econômico, saúde, assistência social e segurança pública, por exemplo.

Para Rio do Sul, a ideia é observar métodos aplicados na cidade e também exemplos de outros gestores que estarão presentes. Serão cerca de 70 prefeitos de países latino americanos que estarão em atividade durante a semana, informou a administração. O objetivo do prefeito é trazer experiências. “Alcobendas é reconhecida como uma cidade exemplo para a Europa no quesito administração pública. Experiências rio-sulenses como a educação empreendedora, o Saúde do Trabalhador, a redução de custos da máquina pública são alguns dos programas que podem ser apresentados. Mas o objetivo principal é coletar novas experiências”.

O prefeito Thomé destaca a importância de estar entre os 5 prefeitos do Brasil selecionados “O convite para participarmos é reflexo das práticas implantadas em Rio do Sul que reduziram o número de secretarias, deram mais agilidade aos processos e consequentemente transformaram a gestão mais eficiente” afirma.

Para participar do curso a administração não terá grandes despesas. O prefeito terá todas as despesas com hospedagem e alimentação pagas pela EGME – o curso também é gratuito. Por isso não será necessário fazer o uso de diárias. Apenas a passagem aérea foi custeada pelo município. Durante o período Rio do Sul terá o executivo municipal será comandado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, vereador James Rides da Silva. O vice-prefeito Dr. Paulo Cunha não assumirá em virtude de compromissos profissionais na área médica.

 

Por Susana Lima

Diário do Alto Vale

Outras Notícias