Política

PP define candidaturas no Alto Vale

Evento será realizado no dia 11 de novembro e contará com a presença do deputado federal Esperidião Amin.

PP define candidaturas no Alto Vale Deputado federal Esperidião Amin (Foto: Divulgação)

 

O deputado federal e presidente estadual do Partido Progressista, Esperidião Amin (PP), confirmou presença no evento de lançamento das pré-candidaturas a deputado estadual e federal pelo partido na região. O evento será realizado no dia 11 de novembro, às 9h, no salão da Igreja São José Operário, no bairro Laranjeiras, em Rio do Sul.

Amin explica que os progressistas definiram como prioridade absoluta o lançamento dessas candidaturas pela região. “Sabemos da história do partido, da força política e eleitoral, mas não temos tido êxito no fortalecimento da representação política na região”, lamenta.

O formato de definição dessas pré-candidaturas foi elogiado por Amim, que definiu como um processo democrático muito rico. “Minha convicção é que o partido sairá fortalecido e estaremos resgatando um compromisso político com o Alto Vale do Itajaí”, comemora.

Francisco Goetten de Lima, vereador pela sigla em Rio do Sul, afirma que o modelo de seleção nunca tinha sido feito, porém, requer muita humildade e muito trabalho. O primeiro passo foi a reestruturação dos diretórios municipais do PP, que estão ativos nos 28 municípios do Alto Vale do Itajaí.

Em um segundo momento, foi solicitado que lideranças do partido colocassem seus nomes à disposição do partido para a definição de pré-candidaturas a deputado estadual e federal. “Dividimos o Alto Vale em cinco regiões eleitorais para escolha dos nomes. José Nasatto, de Taió, Fernando Hoffmann, de Trombudo Central, Oscar Laurindo, de Imbuia, Ernesto Bernardino e eu, de Rio do Sul, colocamos os nomes à disposição para concorrer a uma vaga a deputado estadual”, explica.

Em relação à vaga para a Câmara dos Deputados, o vereador de Lontras, Glauco Kuhl, colocou o nome à disposição.

Posteriormente, os diretórios realizaram uma prévia, onde ficou definida a disputa pela vaga de pré-candidato a deputado estadual entre Chico e Laurindo. Além disso, o nome de Glauco Kuhl também será avaliado pelos diretórios municipais do PP no Alto Vale.

Os 28 diretórios terão direito a voto. “A votação será feita internamente e cada diretório deverá definir um nome. No final, quem tiver mais votos dos diretórios será o candidato pelo partido”, explica.

A intenção do PP foi fortalecer a sigla no Alto Vale do Itajaí e construir um projeto de viabilidade política para a eleição de um representante da região na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Evento do dia 11

A expectativa de Chico é que cerca de 400 pessoas participem do evento programado para o dia 11 de novembro, que contará com a presença das principais lideranças políticas do partido no Estado e também em nível Federal. Ao meio-dia será servida uma feijoada de confraternização.

Além de eleger Esperidião Amin como governador de Santa Catarina, o PP catarinense pretende eleger sete deputados estaduais.

Atualmente, a representatividade dos progressistas no Alto Vale do Itajaí conta com 48 vereadores, oito presidentes de Legislativos municipais, cinco vice-prefeitos e dois prefeitos.

 

Por Rafael Beling

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias