Política

Alto Vale vai perder representantes federais

Os deputados Nilson Stainsack e Jorge Goetten de Lima deixarão o cargo em janeiro, e região terá apenas Peninha.

Alto Vale vai perder representantes federais Deputados Nilson (e) e Jorge - Fotos: Montagem / Redes Sociais

 

O segundo turno das eleições municipais desse domingo (29) afetou também a representatividade do Alto Vale na esfera federal, isso porque os deputados suplentes Jorge Goetten de Lima (PL) e Nilson Stainsack (PP) agora devem ceder o cargo na Câmara dos Deputados para seus colegas oficialmente eleitos, Rogério Peninha Mendonça (MDB) e Darci de Matos (PSD).

O deputado federal que concorreu ao Executivo Municipal de Joinville, Darci de Matos, acabou perdendo a disputa, e deve retornar ao cargo em janeiro de 2021. Quem ocupa a sua cadeira no momento é o suplente getulense Nilson Stainsack.

Da mesma forma, o mirindocense Jorge Goetten de Lima deve permanecer no cargo somente até o último dia de janeiro de 2021. Ele assumiu como suplente de Rogério Peninha no mês de outubro desse ano, quando o deputado emedebista pediu licença para dedicar-se à campanha eleitoral nos municípios.

Em entrevista ao DAV Goetten revelou quais são os planos para os últimos meses de gestão e contou que pretende enviar recursos para importantes obras nos municípios do Alto Vale. “As emendas parlamentares são específicas para a área da saúde e infraestrutura, então são recursos que a gente destina um pouco para um município e um pouco para outro tentando atender o máximo de municípios possíveis. É claro que eu tenho sempre uma tendência a um olhar mais carinhoso para Rio do Sul, para o Alto Vale no geral, e estou lutando muito com outras lideranças e com o nosso partido para ver se eu consigo um recurso mais significativo para que a gente possa tentar viabilizar aquela ponte, aquela ligação entre a BR-470 e o bairro Budag que ajuda na mobilidade, no fluxo do trânsito e ganha todo mundo”, relata.

Jorge Goetten de Lima comenta ainda que os municípios de Santa Terezinha, Witmarsun e Taió estão entre as demandas pelas quais ele está lutando. “Outra coisa na qual eu estou muito motivado, estou trabalhando muito são as pontes lá em Santa Terezinha e que liga Witmarsun e Taió pois são duas pontes há mais de 10 anos paradas. Já tive duas reuniões com o secretário nacional da Defesa Civil e logo vão reiniciar a conclusão das pontes”, ressalta.

Apesar de perder dois representantes dos municípios, o Alto Vale continuará a ser representado pelo deputado federal Rogério Peninha que também possui grande influência para a região, já que atuou na Secretaria de Agricultura e foi prefeito de Ituporanga em 1992, entre outras passagens pela vida pública.

 

Por Cláudia Pletsch

Diário do Alto Vale

Outras Notícias