Polícia

Polícia alerta para “Golpe dos Nudes” no Alto Vale

Na região mais de 15 ocorrências já foram registradas. Após envio de fotos íntimas, criminosos pedem dinheiro.

Polícia alerta para “Golpe dos Nudes” no Alto Vale Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Com a facilidade em acessar a internet de qualquer lugar, a qualquer momento e através do celular, por exemplo, alguns crimes virtuais se tornaram mais comuns, entre eles, o chamado “ Golpe do Nudes” ou “Sextorsão”. A Polícia Civil de Rio do Sul alerta para os perfis desconhecidos nas redes sociais e pede para que as pessoas evitem conversar com estranhos nos aplicativos.

De acordo com o delegado Thiago Cardoso Silva, mais de 15 ocorrências já foram registradas na região. Normalmente tudo começa no aplicativo Facebook, quando um perfil falso adiciona vítimas e começa a conversar. “O Golpe do Nudes ou Sextorsão como ficou conhecido, consiste na criação de perfis fakes pelos criminosos, onde geralmente esses perfis são de mulheres atraentes, que passam a adicionar as vítimas e a dialogar através do messenger do facebook. Posteriormente na troca de informações eles trocam mensagens pelo aplicativo whatsapp e enviam fotos íntimas. Os bandidos primeiramente enviam fotos de uma mulher e em seguida pedem para a vítima enviar suas fotos íntimas”, conta. Ele diz também que os fakes femininos são mais comuns e que na maioria dos casos, as vítimas tem idade superior a 40 anos.

Depois que a pessoa envia fotos das partes íntimas do corpo, o perfil de uma terceira pessoa, e que segundo o delegado seria o próprio criminoso, entra em contato para fazer a cobrança afirmando que a pessoa para quem enviou as imagens seria menor de idade e que para não fazer denúncia a vítima precisaria pagar um determinado valor. “Passam a exigir certa quantia para não denunciá-lo à Polícia. Ele fala que a pessoa com quem trocou as fotos seria menor de idade, que a vítima poderia sofrer um processo criminal, entre outras maneiras de tentar extorquir”, explica.

O delegado diz ainda que os criminosos se passam também por falsos advogados para fazer a cobrança e que os valores exigidos variam, mas são sempre acima de R$1.000 e caso a vítima não queira pagar os bandidos fazem ameaças. “Falam que vão encaminhar as fotos para a família da vítima”, revela.

Na maioria das ocorrências registradas, as contas informadas para depósito são do Rio Grande do Sul por isso a Polícia suspeita que os golpes são aplicados no Alto Vale por  uma quadrilha de lá. “São mais de 15 Boletins de Ocorrências registrados com esse tipo de crime e geralmente as contas fornecidas pelos criminosos para o depósito são oriundas do Rio Grande do Sul, muito provavelmente uma quadrilha de lá, de dentro de unidades prisionais”, destaca.

Com o aumento de casos, a orientação da Polícia Civil é no sentido de evitar troca de mensagens com desconhecidos, principalmente mensagens íntimas. “Quando os criminosos entrarem em contato pedindo dinheiro é melhor bloquear e não passar nenhuma outra informação a eles”, alerta.

Vale lembrar que caso esteja passando por uma situação como esta é importante informar a polícia e registrar Boletim de Ocorrência.

 

Por Rafaela Correa

Diário do Alto Vale

Outras Notícias