Geral

Você conhece o auxílio financeiro para cuidar de idosos? Caso haja um idoso doente na sua casa, ele tem direito à ajuda mensal

Você conhece o auxílio financeiro para cuidar de idosos? Caso haja um idoso doente na sua casa, ele tem direito à ajuda mensal

Você tem algum idoso doente, em casa? Quem vive nesta situação, sabe o quanto é complicado dar conta dos remédios, para mantê-los bem. O que a maioria desconhece é que quem tem 65 anos ou mais, podem receber o Benefício de Prestação Continuada(BPC), que assegura um salário mínimo mensal para a família que mantém sob seus cuidados pessoas nessa faixa etária.

De acordo com a advogada Dra. Patrícia Zanotti, especializada em causas de Aposentados e Servidores Públicos, esse é um mecanismo de proteção à velhice que garante assistência necessária para os cuidados durante esta fase.

— O pagamento de um salário mínimo mensal para as famílias, já é uma ajuda para custear algumas despesas do idoso, como remédios, terapias, passeios — explica.

A família beneficiada deve empregar o dinheiro no uso exclusivo da saúde e bem estar do idoso, sob pena de responsabilização civil. O BPC é um direito assegurado pela Constituição Federal e o direito ao benefício está amparado também na Lei 10.741/03, que institui o Estatuto do Idoso.

Interessados podem procurar o INSS mais próximo ou a Assistência Social do Município onde moram.

Hora de Santa Catarina/Rádio Sintonia

Outras Notícias