Geral

Vigilância Sanitária de Petrolândia recebe supervisão de esfera estadual

Ação visa conferir se, em Petrolândia, estão em prática às ações pactuadas em 2014.

Vigilância Sanitária de Petrolândia recebe supervisão de esfera estadual Vigilância Sanitária de Petrolândia recebe supervisão de esfera estadual (Fotos: PMP / Divulgação)

A cada três anos, são definidas as responsabilidades relacionadas à Vigilância Sanitária nos municípios, Estados e na federação, através de uma pactuação de ações. Quando esse período está próximo do fim, cada município recebe representantes do Estado para verificar se a esfera municipal conseguiu colocar em prática o que foi conferido a ela.

Em Petrolândia, a supervisão ocorreu nessa segunda-feira, com a presença de Raquel Cristina Sens Pereira, fiscal sanitarista da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. “Essa supervisão serve para ver o que o município realmente fez, se teve dificuldades no processo de pactuação, motivos por não ter conseguido determinadas ações e verificação da utilização de verbas repassadas”, explica ela.

De acordo com Raquel, o principal objetivo é auxiliar a esfera municipal, caso não consiga efetuar ações conferidas durante a pactuação. “Se existe alguma falha, conseguimos auxiliar, dar apoio para que possam realizar as ações que pactuaram”, aponta ela.

Esse não foi o caso de Petrolândia, onde a fiscal constatou que todas as ações são colocadas em prática e que o relacionamento da Vigilância Sanitária com os proprietários de estabelecimentos não apresenta problemas. “O fiscal me relatou que não tem dificuldades para realizar o serviço e que tem uma ótima relação com os estabelecimentos”, revela Raquel. “Isso é ótimo, porque a vigilância visa a segurança da população e podemos também orientar, quem segue nossas orientações dificilmente terá problemas”.

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

Outras Notícias