Geral

VIDAL RAMOS - Mulheres que realizarem mamografia e preventivo vão concorrer a brindes

VIDAL RAMOS - Mulheres que realizarem mamografia e preventivo vão concorrer a brindes Divulgação

Ação faz parte da programação do Outubro Rosa

O câncer do colo do útero e o câncer de mama são os mais comuns na população feminina brasileira. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 57 mil novos casos devem ser descobertos até o final de 2014, quase dois mil só em Santa Catarina. A prevenção primária, associada à alimentação saudável, prática de atividades físicas regulares e manutenção do peso, pode diminuir o risco.

Em Vidal Ramos, a Secretaria Municipal da Saúde amplia a estratégia de atendimento com a implantação do Ser Mulher, programa que trabalha a promoção de saúde e prevenção de riscos e doenças. As ideias são desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde para qualificação das equipes da Atenção Primária; garantir acesso rápido aos exames de papanicolau e de mamografia; diminuir a mortalidade; e melhorar a qualidade de vida da mulher.

As propostas do Programa Ser Mulher são intensificadas em outubro, na campanha mundial do Outubro Rosa, onde são tratadas questões como a conscientização sobre os cânceres de mama e colo de útero. No início do mês, a sede da secretaria recebeu decoração e os funcionários usam camisetas relacionadas ao tema. Também em outubro, a mulher que realizar mamografia e preventivo concorre ao sorteio de um kit com produtos da Natura.

Caminhada Outubro Rosa

As ruas da área central de Vidal Ramos devem ficar um pouco mais coloridas no dia 31 de outubro. Nesta data está programada a tradicional caminhada contra os cânceres de colo do útero e da mama. A concentração na Praça Nereu Ramos será a partir das 18h.

Representantes de entidades, associações, sindicatos, funcionários da Unidade Básica de Saúde e a comunidade estão convocados a colaborar com a defesa desta causa.

As pessoas que queiram receber camiseta e participar da ação precisam fazer um cadastro na Secretaria da Saúde. O evento é uma promoção do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e da Estratégia Saúde da Família.

Conecte Mídia 

Outras Notícias