Geral

Vidal Ramos cria grupo contra o tabagismo

Participam 12 pessoas e 140 estão na lista de espera.

Vidal Ramos cria grupo contra o tabagismo

Parar de fumar. Esse é o objetivo de pelo menos 150 pessoas que moram em Vidal Ramos, inscritas no Programa Respirando Saúde. A prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde criou em outubro o primeiro grupo Anti Tabagismo que atende inicialmente 12 pessoas, mas 140 estão na lista de espera. “Formamos um grupo pequeno para trabalhar cada paciente e oferecer um atendimento de qualidade”, justifica a secretária Adriana Barni Boing.

O projeto, coordenado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) composta pela psicóloga Rafaela Simiano, enfermeira Raquel Rodhem Kreusch e pela médica Odalis Medel Aviles, oferece atendimento terapêutico aos participantes, além de disponibilizar medicamentos para quem necessitar. São distribuídos kits com canela e cravos, que auxiliam na desintoxicação.

Os encontros do primeiro grupo serão finalizados dia 25 de novembro. O primeiro encontro aconteceu dia 28 de outubro com destaque paraCuidados com o Sorriso e orientações gerais ao grupo. Na segunda reunião, dia 04 de novembro, os questionamentos foram Porque se Fuma?Até o encerramento serão mais três encontros, totalizando cinco.

Sobre o programa

O Grupo Anti Tabagismo é um espaço onde o fumante e sua família recebem orientações sobre o hábito de fumar e as possibilidades de cessar o fumo. “Parar de fumar é resultado de qualidade de vida. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer fase” comenta a secretária. Ela reforça ainda que interessados em participar dos grupos devem procurar a Secretaria de Saúde.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias