Geral

Vidal Ramos adere à Campanha Nacional de Aleitamento Materno

Vidal Ramos adere à Campanha Nacional de Aleitamento Materno Foto: Divulgação / Reprodução

Secretaria de Saúde desenvolve ações no sentido de conscientizar as mães em fase de amamentação

Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde de Vidal Ramos desenvolve ações na Unidade Básica de Saúde para incentivar a amamentação.  A campanha lembra dos benefícios do aleitamento materno e estimula as mães a doar o excedente e a continuar amamentando, mesmo depois de voltar ao trabalho.

No caso da doação do leite humano para outra criança, na UBS estão sendo distribuídos potes, que deverão ser coletadas pela lactante. Após congelar o leite, ela precisará transportar os potes, em um recipiente térmico – como isopor, até o posto de saúde. A quantidade recebida será direcionada ao Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus (HBJ) de Ituporanga, que será responsável pelo controle de qualidade e pasteurização, para que possa ser oferecido aos bebês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, pois contém todos os nutrientes necessários para o bem-estar da criança. Por conta disto, a recomendação é para que bebês de até seis meses de idade, se alimentem exclusivamente do leite da mãe. Pesquisas mostram que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos.

Banco de Leite Humano

Em Ituporanga, o Hospital Bom Jesus (HBJ) conta com o Banco de Leite Humano há mais de 20 anos. Porém apesar de serem mais de duas décadas com o serviço disponível, são poucas as mães que fazem doações.  A estrutura muitas vezes fica ociosa, sendo possível atender apenas a demanda interna da instituição.

O Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus é um dos 215 espalhados em todo o país. Em Santa Catarina são apenas 15. Desde 2001, pelo incentivo à amamentação e pelo cuidado com os bebês, o Hospital Bom Jesus é reconhecido como Hospital Amigo da Criança, título concedido pelo  Ministério da Saúde e Unicef.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do HBJ

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

 

Outras Notícias