Geral

Vereadores de Massaranduba aprovam lei para multar quem joga lixo na rua

Vereadores de Massaranduba aprovam lei para multar quem joga lixo na rua

Proposta ainda precisa ser sancionada pelo Executivo para começar a funcionar

A partir de setembro, jogar lixo nas ruas de Massaranduba vai começar a doer no bolso. Um projeto de lei para multar quem suja a cidade, de autoria da vereadora licenciada Suzane Reinke (PSDB), foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última quinta-feira. A proposta ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Mario Fernando Reinke e regulamentada pelo Executivo para ser colocada em prática.

A proposta, que tramitava desde maio, tem o objetivo de manter a cidade mais limpa e evitar que os resíduos jogados nos locais inadequados causem problemas à população. Também será violação não limpar as fezes que o animal doméstico fizer nas vias ou logradouros públicos. Depois que a lei for regulamentada, quem for flagrado jogando lixo em vias públicas estará sujeito à multa de uma Unidade Fiscal Municipal (UFM) – equivalente a R$ 72. Nos casos de reincidência, o valor da multa será dobrado.

A fiscalização ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, Estradas e Serviços Públicos, por meio de convênio com a Polícia Militar. Caberá ao Executivo providenciar a colocação de lixeiras para materiais recicláveis e não recicláveis em toda a extensão das vias e órgãos públicos. Também está definido que 50% do dinheiro das multas serão destinados ao município e 50% à PM.

O prefeito ressalta que a lei começa a funcionar assim que for firmado o convênio entre a Prefeitura e a corporação. Reinke afirma que Massaranduba não tem problema de lixo nas ruas, mas que a preocupação com o meio ambiente servirá de exemplo para outras cidades.

– O objetivo não é multar, e sim fiscalizar. Para quem já respeita, não muda nada. Só vai sentir no bolso quem não respeita – acrescenta.

A vereadora licenciada Suzane Reinke, atual secretária de Saúde, destaca que a destinação errada do lixo contamina o solo e a água, transmite doenças e entope bueiros. Ela lembra que há projetos semelhantes em outros municípios catarinenses. A parlamentar teve a ideia de apresentar a proposta depois que um adolescente jogou uma lata de refrigerante no chão em frente à casa dela.

– Eu chamei a atenção do rapaz e ele me disse: se a senhora quiser, ajunte. Então eu ajuntei a latinha – recorda.

A NOTÍCIA

Outras Notícias