Geral

Vereadores aprovam projeto que inclui Agosto Laranja no calendário de eventos de Ituporanga

Vereadores aprovam projeto que inclui Agosto Laranja no calendário de eventos de Ituporanga Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

Estima-se que no Brasil 24,5 milhões de pessoas possuam algum tipo de incapacidade, 56,6% dessas deficiências são adquiridas e todos os meses cerca de 8 mil brasileiros entram nessa estatística. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que 70% dessas deficiências poderiam ser evitadas. O número de crianças encaminhadas as instituições na região do Alto Vale vem crescendo consideravelmente. Diante da importância que o tema representa os vereadores Édio Daniel Fernandes “Edinho” (MDB) e Claudinei Eyng “Beleco” (MDB) encaminharam na sessão de segunda-feira (27) o projeto que pede a inclusão no calendário de eventos do município o "Agosto Laranja".

A proposta de iniciativa dos vereadores reivindica que o município tenha um olhar atencioso a essa população, criando leis e instituindo políticas públicas que garantam direitos e a inclusão social. O vereador Edinho destacou que é muito importante criar políticas de prevenção para que menos crianças venham ao mundo com alguma deficiência. “O mês de agosto de todo ano, será de intenso trabalho, mais do que já é realizado normalmente. Em conversa com os professores da APAE descobrimos que muitas crianças que estão ali, se houvesse o trabalho de prevenção, teriam nascido normais, com todas as faculdades mentais. Esse projeto é importante para que a APAE tenha oficialmente o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, da Assistência Social e Educação, para trabalharmos fortemente na prevenção", explicou.

O vereador Claudinei Eyng “Beleco” frisou que o objetivo maior desse projeto é também valorizar, não só as pessoas com deficiência, mas quem trabalha e se dedica no cuidado delas. “É o momento de trabalhar na sociedade e movimentar as Secretarias e Departamentos do município de Ituporanga para que façam do mês de Agosto, um mês especial. É uma valorização dos profissionais que dedicam a vida para cuidar dessas pessoas e é importante falarmos isso aqui”, comentou.

O Projeto de Lei 021/2018, volta a ser discutido na sessão da próxima segunda-feira (02), se aprovado segue para sanção do executivo.

 

Por Assessoria de Comunicação

Câmara de Vereadores de Ituporanga

Outras Notícias