Geral

Vereadora de Chapadão do Lageado é eleita nova presidente da Ucavi

Vereadora de Chapadão do Lageado é eleita nova presidente da Ucavi Foto: DAV / Reprodução

 

A vereadora de Chapadão do Lageado, Cléia Freitas (PT), foi eleita a nova presidente da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi). A eleição ocorreu no sábado (7), na última assembleia de 2019 da entidade.

Ivonésio Heck (PSDB), de Vidal Ramos, ficou como vice-presidente. Leandro Heinzen (PSB), de Ituporanga, e Carla Juliana Lindner (PP), de Dona Emma, ocupam os cargos de primeiro e segundo secretários, respectivamente. Os tesoureiros da nova diretoria são os parlamentares Marcio Hammers (MDB), de Aurora, e Edson Hoffmann (PSD), de Chapadão do Lageado. A diretoria de patrimônio ficará sob a responsabilidade de Cirlene Maria Candido (PSD), de Rio do Campo. Já o vereador Maurício Andrade (PT), de Chapadão do Lageado, foi eleito o diretor de relações públicas.

Na ocasião também foram eleitos os membros do conselho fiscal. Elio Esser (PSB), de Imbuia, Lauri Floriano (PSD), de Trombudo Central, e Almir Bechtold (PSD) de Aurora são os titulares. Isac Ramos (MDB) de Agrolândia, Marcio Maciel (PP) de Chapadão do Lageado e Santelmo Zimermann (MDB) de Imbuia ficaram como suplentes.

De acordo a presidente eleita, o trabalho da nova diretoria já inicia durante o recesso das Câmaras de Vereadores. “Nós vamos visitar todas as casas legislativas para ver qual a realidade de cada município e quais são as principais necessidades dos vereadores e dos servidores das Câmaras”, explica.

Cléia afirma que 2020 será um ano diferenciado por conta das eleições. Além do trabalho rotineiro, ela acredita que a presença dos vereadores será uma questão que necessitará de atenção. “No fim do primeiro semestre, os vereadores já entram em período de campanha e nós acreditamos que nesse momento vamos ter um baixo índice de participação deles nas nossas sessões”, comenta. “Nós queremos auxiliá-los para fazer uma campanha limpa e não sofrer penalidades no futuro”, completa.

Outra expectativa da presidente é da mudança da União para a nova sede, que está sendo construída em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e a Câmara de Vereadores de Rio do Sul. Cléia avalia de forma positiva a sociedade e acredita que o novo prédio vá beneficiar todas as três entidades. “Nós temos uma expectativa muito grande de que essa obra seja inaugurada ainda no ano que vem e que nós possamos usufruir daquele novo espaço o mais rápido possível”, pontua.

A presidência da Ucavi foi definida por meio de um acordo firmado em 2016 e revezada pelos partidos com maiores bancadas nos três primeiros anos, e por um representante dos menores partidos no último ano. O primeiro ano teve um presidente do PMDB, o segundo do PP, terceiro com o PSD e em 2020 será pelo Partido dos Trabalhadores PT.

 

Por Luana Abreu

Diário do Alto Vale

Outras Notícias