Geral

Vereador propõe uso de nova tecnologia para melhorar estradas vicinais em Alfredo Wagner

Vereador propõe uso de nova tecnologia para melhorar estradas vicinais em Alfredo Wagner Foto: Divulgação / Reprodução

 

O Poder Legislativo de Alfredo Wagner reconhece a dificuldade enfrentada pela administração municipal para manter as estradas rurais em boas condições de trafegabilidade. Por isso, os vereadores estão atentos às novidades do meio tecnológico que podem contribuir na oferta de obras de revitalização mais eficazes e com alta durabilidade. Uma Indicação apresentada pelo vereador Eduardo Silveira (PT) em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (28) propõe que a administração, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, teste um novo tipo de pavimentação.

A sugestão do vereador Eduardo é que as estradas recebam um produto desenvolvido pela empresa Pavion, já utilizado por diversos municípios brasileiros. Com o uso de um polímero para aglomerar as partículas do solo, o mesmo constrói uma base rígida resistente à água e ao peso de veículos, o que deixa a estrada de terra como se estivesse pavimentada com asfalto.

O trabalho é feito da seguinte forma: O material que está solto na pista é retirado e, em seguida, começa o procedimento. São feitas as saídas de água nas laterais. É feito uma raspagem do solo, passa o rolo compressor, e em seguida, aplica-se o produto como se estivesse pintando o chão. Na sequência, volta com um rolo liso fazendo o fechamento dos poros do pavimento. O resultado é um piso selado, liso e sem poeira.

Em pesquisa prévia, o vereador Eduardo constatou que a tecnologia pode ser a solução para o município que, infelizmente, não possui condições de pavimentar a extensa malha viária alfredense. Segundo ele, o custo do produto é três vezes menor do que a aplicação de uma camada do asfalto comum.

O vereador ainda destacou que se trata de uma alternativa ecológica, já que o produto da Pavion não oferece nenhum impacto negativo ao meio ambiente. Como na aplicação utiliza-se o solo do próprio local, haveria uma diminuição no número de máquinas rodando por Alfredo Wagner, pois não teria a necessidade de transporte de cargas de matéria-prima de outros lugares.

 

Por Assessoria de Comunicação

Outras Notícias