Venda de carros novos no Brasil despenca 20% no acumulado do ano

Venda de carros novos no Brasil despenca 20% no acumulado do ano

Foto: Fabio Braga/Folhapress

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em agosto caíram 8,9% sobre julho e recuaram 22,9% sobre o mesmo período do ano passado, para 199.853 unidades, informou a associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, nesta quarta-feira (2).

No acumulado do ano, a queda foi de 20,38% sobre os primeiros oito meses de 2014, para 1,689 milhão de unidades.

Já as vendas de caminhões e ônibus no mês passado tiveram recuos de 9,7% e de 44,4% nas bases sequencial e anual, respectivamente, para 7.416 veículos.

De janeiro a agosto, as vendas nesse segmento foram de 64.762 unidades, queda de 40,35% no comparativo anual.

A Fenabrave manteve a previsão de queda de 22,9% das vendas de automóveis e comerciais leves e de 41,75% para as de ônibus e caminhões em 2015.

Se as vendas caem, a produção voltou a crescer. Dados do IBGE divulgados nesta quarta (2) mostraram que a produção de automóveis teve uma "volta ao trabalho" no início do segundo semestre deste ano e cresceu 1,4% em julho na comparação ao mês anterior.

"Houve uma volta ao trabalho em julho, após as paralisações das fábricas de automóveis e eletrodomésticos em junho. Junho foi um mês bem caracterizado por férias coletivas. E com a base de comparação deprimida, há o crescimento", disse o gerente de Indústria do IBGE, André Macedo. 

Folha de S. Paulo 

Outras Notícias

PUBLICIDADE