Geral

Vacinação contra Hepatite B inicia no dia 25 em Petrolândia

Vacinação contra Hepatite B inicia no dia 25 em Petrolândia Fotos: Divulgação / Reprodução

Sábado será o Dia D da campanha, que segue até a sexta-feira, 31

A Secretaria de Saúde de Petrolândia realiza, em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Hepatite B. A mobilização estadual contra as hepatites virais inicia no sábado, 25, “Dia D” da campanha, e se estende até 31 de julho. Ela é recomendada para quem não tomou a segunda dose no ano passado.

A imunização abrange pessoas com idades até 50 anos, inclusive crianças. Terão o direito à dose, todas as pessoas que ainda não foram vacinadas ou que estejam com a vacinação incompleta. No sábado, 25, “Dia D” da campanha nacional, o Posto de Saúde (Unidade Sanitária Sede), estará aberto das 8h às 17h.

A secretária de Saúde do município, Mariza dos Santos, alerta que serão poucos dias de campanha, já que a mobilização deste ano objetiva imunizar as pessoas não vacinadas no ano passado ou que esqueceram de tomar a dose complementar. “É importante que as pessoas procurem o Posto de Saúde para tomar a vacina, lembrando que a pessoa só fica imunizada contra a doença após completar o ciclo de vacinação”, recomenda.

Para a vacinação é necessário trazer carteira de vacinação ou documento de Identificação com foto (CI ou CNH).

A vacina contra a Hepatite B

Segundo as informações da campanha, divulgadas pelo Ministério da Saúde, A Hepatite B é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. Considerada uma doença perigosa e silenciosa, ela é transmitida pelo sangue ou pelas relações sexuais sem preservativo. Também é possível pegar a doença pelo compartilhamento de objetos.

Somente em Santa Catarina, em 2014 foram registrados 1.324 casos de Hepatite B. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

 

Outras Notícias