Geral

Vacina contra hepatite A para crianças estará disponível a partir de segunda

Vacina contra hepatite A para crianças estará disponível a partir de segunda Imagem Ilustrativa

Estado recebeu 36 mil doses da vacina distribuídas na rede pública de SC

A vacina contra hepatite A, indicada para crianças com idade entre 12 meses e um ano incompleto (1 ano, 11 meses e 29 dias), estará disponível nos postos de saúde da rede pública estadual de Santa Catarina a partir de segunda-feira.

O Estado recebeu 36 mil doses da vacina, que já foram distribuídas para as gerências regionais de Saúde pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, a partir de agora a vacina contra hepatite A faz parte do calendário infantil e estará sempre disponível nas unidades de saúde.

— É imprescindível que os pais estejam conscientes da importância da vacinação contra a hepatite A em seus filhos, pois estarão protegidos contra a doença a vida inteira — ressalta a gerente.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, que acomete o fígado, e transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. É conhecida por ser uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas. Mas quando eles aparecem, podem ser pelo cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Saiba como evitar a Hepatite A

– Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas, manusear o lixo da cozinha e banheiro, e também antes de preparar alimentos;

– Lave bem frutas, verduras e legumes e deixe mergulhados por 30 minutos em solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, diluídas em um litro de água tratada;

– Cozinhe muito bem os alimentos, principalmente mariscos e outros frutos do mar;

– Utilizar água potável;

– Vacinar as crianças de 12 meses a 1 ano incompleto (1 ano, 11 meses e 29 dias).

DIÁRIO CATARINENSE

Outras Notícias