Geral

Usuário do Sistema Único de Saúde terá novo cartão de identificação

Usuário do Sistema Único de Saúde terá novo cartão de identificação Imagem Ilustrativa

Secretária de Estado da Saúde Tânia Eberhardt recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 19, o gerente regional do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde, Jorge Carlos Keller, que apresentou o novo cartão de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a máquina que confecciona o documento.

O novo Cartão SUS é a identificação dos usuários com todas as informações referentes ao paciente. “É uma política nacional que preconiza o cadastro do usuário, fornecendo um número que é válido para todo o país. O objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento das ações e dos serviços executados na saúde pública em âmbito nacional”, disse a secretária Tânia Eberhardt.

Clécio Espezim, superintendente de Planejamento e Gestão da SES, que também estava presente, avaliou a novidade como mais um avanço para os usuários do SUS. “O novo Cartão SUS contribui para a organização da rede de serviços regionalizada e hierarquizada, organizando o serviço de referência e contra-referência”, explicou Espezim.  

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o DATASUS, vem coordenando esse processo de confecção e distribuição dos cartões no estado.

Nessa primeira fase serão entregues 903 impressoras para 132 municípios. O critério de distribuição prioriza municípios e capitais, regiões metropolitanas e aquelas cidades que já tenham implantado o Sistema de Regulação (Sisreg).

Na segunda fase, 141 municípios com o maior percentual no cadastro Saúde da Família serão contemplados com os equipamentos para a confecção do novo Cartão SUS. Na terceira e última etapa, as impressoras serão entregues aos 22 municípios restantes.

Secretaria de Estado de Saúde/SC

Outras Notícias