Turismo é fomentado em Ituporanga

Enviar no WhatsApp
Turismo é fomentado em Ituporanga

Foto: DAV / Divulgação

Cada vez mais o turismo vem se mostrando uma ótima opção para desenvolver cidades, gerar lucros e ainda assim manter o meio ambiente preservado. E do Vale Sul, Ituporanga tem apostado no fortalecimento do setor para obter resultados positivos na economia e se tornar referência na região.

Além de outras iniciativas, o projeto da Associação Empresarial de Ituporanga, através do Núcleo de Turismo, elaborou e imprimiu um folder informativo com todas as atrações turísticas do município. “Isso desde a área de alimentação, hospedagem, compras, lazer e eventos. Nosso objetivo é divulgar os atrativos e organizar”, disse o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Turismo, Ricardo Clasen.

Ele explica que o material contém além dos atrativos, informações importantes para que eles sejam visitados como a localização, horário de funcionamento e custo. “Percebemos que não adianta só divulgar o próprio atrativo, é preciso explicar o que é disponibilizado e a hora que está aberto porque é complicado você ir até o local e chegar lá e estar fechado, então nos preocupamos com isso”, acrescentou.

Inicialmente foram impressas cinco mil cópias do folder e o material foi custeado através de uma parceria entre a prefeitura da cidade e da Associação Empresarial. Para Ricardo, a divulgação é importante e só traz benefícios.

“Todo mundo ganha quando o turismo se desenvolve. Desde a pessoa que tem um restaurante até aquela que tem uma loja ou um posto de combustível. Ele traz vantagens para outros segmentos a não ser o turismo”, opinou.
O folder foi lançado em um evento na noite de quarta-feira onde foi apresentada também a nova logo do Núcleo de Turismo. A intenção é divulgar o potencial tanto para moradores quanto para visitantes. “Hoje um dos maiores exemplos são Gramado e Canela. São cidades conhecidas pelo turismo e se não houvesse isso lá ninguém ia conhecer”.

No evento foi realizada também uma palestra com o secretário de Turismo de Urubici, Paulo César Nunes que apresentou o case “Destino turístico de sucesso”. A cidade é um dos municípios catarinenses com o maior desenvolvimento do turismo, se comparado com algumas características de Ituporanga. “Quisemos trazer eles para mostrar que a realidade deles não é muito diferente da nossa e lá conseguiram fazer com que várias pessoas tivessem um resultado financeiro com o turismo e nada impede que possamos seguir esse mesmo caminho”, finalizou.

Projeto empreender

Além da mobilização dos empresários do setor, a Facisc também desenvolve na cidade o projeto Empreender, através do Núcleo de Turismo que engloba estabelecimentos do ramo de gastronomia, hotéis entre outros. A coordenadora regional da entidade, Sheila Raquel Mazureck Lenzi, diz que através do programa são identificados pontos em que é preciso melhorar e depois apresentadas soluções para contribuir com o desenvolvimento do setor através da orientação de um consultor e uma metodologia própria.

Helena Marquardt / DAV

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo