Geral

Treinamento de conselheiros tutelares do Alto Vale será de 6 a 10 em Rio do Sul

Treinamento de conselheiros tutelares do Alto Vale será de 6 a 10 em Rio do Sul Imagem Ilustrativa

Através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), o Governo do Estado promove, de 6 a 10 de outubro, em Rio do Sul, a continuidade da capacitação para operadores dos Direitos da Criança e do Adolescente para conselheiros tutelares e de direitos das crianças e adolescentes das SDRs de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama. 

O objetivo é aprimorar as ações em defesa de tais direitos, com esta segunda etapa de formação continuada para 1.705 conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente e de 733 conselheiros tutelares no Estado.

Para os municípios das Regionais de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, a primeira etapa da capacitação foi em fevereiro passado. Esta segunda etapa será realizada no Cedup de Rio do Sul - rua Mafalda Lindner Porto, no bairro Progresso, em Rio do Sul, nela serão explorados os aspectos relativos ao papel dos conselheiros, ao sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes e ao funcionamento do Sistema de Informação e Proteção da Infância e Adolescência, que é alimentado pelos conselheiros.

Segundo o secretário de Estado Jorge Teixeira - de Assistência Social, Trabalho e Habitação, "esta capacitação é feita em parceria com a Udesc, pela Escola de Conselhos do Estado, e há algum tempo aguardada pelas comunidades e pelos conselheiros que, após o curso, terão mais condições de resguardar, fiscalizar e defender os Direitos da Criança e do Adolescente". Trata-se de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, com aulas descentralizadas em 10 pólos regionais no Estado.

A abertura do evento, conforme a programação, será às 10 horas do dia 6, com as presenças dos secretários Jorge Teixeira e regionais de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, seguida da entrega de material didático e da apresentação dos professores às turmas. A alimentação será servida gratuitamente no próprio Cedup de Rio do Sul. Em contrapartida os municípios darão o transporte e - se for o caso, a hospedagem aos treinandos.

O secretário regional Ítalo Goral, da SDR de Rio do Sul, solicitou o engajamento de todos e a pronta mobilização de apoio técnico e logístico aos envolvidos no treinamento, para que as ações de fortalecimento dos conselhos ocorram com sucesso.

Radar Alto Vale

Outras Notícias