Trabalhos desenvolvidos no Hospital Bom Jesus são apresentados durante Simpósio da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Unidade Hospitalar é mantida há oito décadas pelas franciscanas de São José.

Enviar no WhatsApp
Trabalhos desenvolvidos no Hospital Bom Jesus são apresentados durante Simpósio da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Fotos: Divulgação

Entre os dias 20 e 23 de outubro, representantes do Hospital Bom Jesus (HBJ) de Ituporanga, participaram do Simpósio “A graça do cuidado num mundo sem compaixão”. O evento realizado em Piraquara (PR) reuniu mais de 350 pessoas, entre religiosos e leigos, representantes das “obras” mantidas pela Congregação. O evento foi celebrativo ao triênio em comemoração aos 150 anos de fundação da congregação e também pela passagem dos 90 anos de chegada das Irmãs no Brasil, para os cuidados aos hansenianos e leprosos que eram deixados no Hospital de São Roque, situado na mesma cidade.

A apresentação dos trabalhos realizados no Hospital Bom Jesus, ocorreu no terceiro dia do evento, na tarde de sábado, 22 de outubro. Na oportunidade um vídeo institucional foi apresentado aos participantes contando a história e os serviços disponibilizados pela casa.

“O Hospital Bom Jesus é uma entidade que há 80 anos vem gerando e preservando vidas. Dado a essas mais de oito décadas de trabalhos prestados a população, esse encontro, o simpósio serviu de oportunidade para resgatarmos essa trajetória e mostrar a importância das irmãs Franciscanas de São José em tantas regiões do país”, explica Irmã Edelir Stupp, Diretora do Hospital Bom Jesus.

Inaugurado em 1936, o Hospital Bom Jesus é referencia em saúde para a região da cebola (SC) à 80 anos. A missão que  foi assumida na época pelas Irmãs Franciscanas é mantida até hoje pela Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. 

A unidade hospitalar é referencia para os moradores das cidades de Aurora, Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolandia e Vidal Ramos.Em 2011 com a abertura da Unidade de Terapia Intensiva UTI, a instituição ampliou o atendimento e passou a ser referencia para todo o estado, sendo que vários pacientes de outras regiões já receberam atendimento e passaram pela UTI do Hospital Bom Jesus.

Para atender os pacientes e prestar um atendimento de qualidade a estrutura física é composta por 70 leitos: 10 destinados para a unidade de terapia intensiva UTI, e 60 leitos para as clinicas médica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica e retaguarda. São mais de 170 profissionais habilitados e capacitados para atender a população em várias especialidades.

Por se tratar de uma instituição filantrópica e devido a inserção em região agrícola, grande parte dos atendimentos realizados são efetuados por meio do SUS, o sistema único de Saúde. Levantamentos recentes apontam que a taxa de ocupação pelo SUS é de 85%. Para melhor atender os familiares de pacientes internados a entidade matem uma casa de apoio que permite a estadia de forma gratuita.

O HBJ conta também com atendimento de urgência e emergência, através de um pronto atendimento totalmente revitalizado, plantão 24 horas com sobreaviso médico, Raio X, maternidade, Centro Cirúrgico, Ambulatório, Escola Técnica em Enfermagem, é reconhecido como Hospital Amigo da Criança e conta com um Grupo de  Voluntários atuante.

“O simpósio teve foi uma oportunidade de resgatar a misericórdia e o carisma das Irmãs Franciscanas e serviu também para que os participantes conhecessem os trabalhos realizados, as “obras” que são mantidas pela congregação, explica a superiora provincial”, da Província Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Irmã Maria de Fátima Schwamberger.

Em Santa Catarina, na área da saúde a congregação é mantenedora do Hospital Bom Jesus em Ituporanga, do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio e do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina.

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo