Geral

Tirol encaminha nota de esclarecimento sobre objeto supostamente encontrado no leite

Tirol encaminha nota de esclarecimento sobre objeto supostamente encontrado no leite Imagem Ilustrativa

A Lacticínios Tirol LTDA, vem por meio desta, prestar informações referentes à publicação de um objeto supostamente encontrado no Leite UHT Integral em 08/09, que relata a suposta não conformidade do produto com período de validade já expirado, ou seja, vencido.

Durante o processo de fabricação, o leite passa por filtros com espessuras milimétricas, impossibilitando a passagem de qualquer outra consistência ou conteúdo sólido como aquele supostamente apresentado.

Os dados de controle de qualidade interno apontam a inexistência de qualquer problema com o leite fabricado no mesmo período. Assim, continuamos a zelar pela qualidade dos nossos produtos e com a advertência de que os já vencidos não devem ser consumidos.

O mesmo produto, com o prazo de validade não expirado já foi analisado pelo controle de qualidade da empresa, e seus resultados foram totalmente “conforme” estando estes aptos ao consumo e livre de quaisquer contaminações.

O Departamento Técnico da Lacticínios Tirol – Controle de Qualidade, não teve acesso ao objeto encontrado, entretanto, analisou as imagens e informou que aparentemente é uma camada de proteína desnaturada com fungos.

O problema só ocorre nos casos em que o produto após aberto é exposto por muito tempo (vários dias), em local inadequado, em temperatura ambiente. Os fungos crescem somente em ambiente rico em oxigênio. Com a embalagem fechada, podemos dizer que seria impossível crescer fungos no produto. Dessa maneira, acreditamos que o mesmo tenho ficado aberto por muito tempo em temperatura ambiente e local inadequado, favorecendo o desenvolvimento desse microrganismo.

A vigilância sanitária examinou o lote apresentado e atestou que o mesmo não será analisado por já se encontrar com data de vencimento extrapolada. Segundo os dados colhidos pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF), instalado dentro da nossa unidade fabril, que recolhe informações de todos os lotes produzidos pela empresa, não há nenhuma inconformidade com os produtos produzidos naquele período.

Esclarecemos que não se trata de qualquer fato assemelhado a adulteração ou fraude. Ademais, o Serviço de Inspeção Federal e todos os demais órgãos fiscalizadores, rotineiramente coletam nossos produtos para análise, sempre com o parecer conclusivo no sentido de não existir nenhuma característica de fraude ou adulteração na marca Tirol.

Não tivemos casos assim até o momento, e nos colocamos a disposição para maiores explicações caso necessário.

Educadora AM

Outras Notícias