Geral

Temporal provoca estragos por toda Santa Catarina nesta terça-feira

Temporal provoca estragos por toda Santa Catarina nesta terça-feira

Temporais vindos da Argentina e do Rio Grande do Sul já passaram pelas regiões Oeste, Sul e Grande Florianópolis no fim da tarde e início da noite desta terça-feira. A intensidade das pancadas, acompanhadas de descargas elétricas e ventos acima de 70km/h, provocaram destelhamentos, quedas de muros e paredes e alagamentos por toda Santa Catarina. 

Nesta terça-feira, a tempestade durou cerca de três horas, mas causou danos pontuais em cidades do Estado inteiro. Segundo a Defesa Civil estadual, as regiões mais afetadas são o Litoral e o Planalto, que inclui partes do OesteSerra e Norte

As cidades mais atingidas foram Anita GaribaldiSanta CecíliaSão Cristóvão do SulCaçador e Fraiburgo. A Defesa Civil registrou ainda ocorrência de granizo em Fraiburgo.

Secretário da pasta, Rodrigo Moratelli explica que os dados são repassados pelas próprias prefeituras e, por isso, o detalhamento dos danos poderá ser ampliado nos próximos dias. 


— Os municípios entram em contato com a Defesa Civil estadual quando não conseguem lidar sozinhos com o problema. Então, é provável que tenham sido registrados pequenos incidentes em diversas cidades.

Em Joinville, uma árvore atingiu duas casas na tarde desta terça-feira. Um dos cômodos de uma das residências foi interditado pela Defesa Civil. O temporal durou cerca de três horas no município. 

Em Florianópolis, foram registradas quedas de árvores na Rua General Vieira da Rosa, no Centro, na Avenida dos Búzios, em Jurerê Internacional, e no Morro da Lagoa.


Por volta das 13h20min, o Oeste já registrava alagamentos em decorrência das chuvas. Também houve ocorrência de granizo. Em Chapecó, até as 16h30, foram atendidas 15 ocorrências de destelhamentos, alagamentos e quedas de árvore pelo Corpo de Bombeiros. Em Xanxerê, seis casas foram destelhadas. As primeiras ligações feitas aos bombeiros foram às 14h30. 

Em Caçador, no Meio-Oeste, também houve destelhamentos e árvores arrancadas. Os locais mais afetados da cidade foram o Centro e os bairros da saída da cidade, sentido Lebon Régis.

Vento descobre casas e derruba semáforo e árvores em duas cidades da Serra Catarinense

O vendaval da tarde desta terça-feira na Serra de SC descobriu algumas casas, derrubou árvores e até um semáforo em duas cidades da região. Não há feridos, desalojados ou desabrigados.

Em Lages, onde as rajadas chegaram a 70 km/h, um semáforo localizado na Avenida Dom Pedro II, no bairro Universitário, dobrou ao meio, mas foi recolocado no lugar cerca de meia hora depois. A Defesa Civil contabiliza destelhamentos parciais em cerca de 10 residências em toda a cidade de 160 mil habitantes.

Monitoramento do Ciram/Epagri aponta que choveu 61 milímetros em Lages em 24 horas, mas não há alagamentos. O Rio Carahá, que corta a cidade e normalmente transborda quando chove muito, está com o nível normal.

Já em São Joaquim, com 25 mil moradores, também houve alguns problemas. Segundo o Corpo de Bombeiros, oito casas ficaram parcialmente descobertas e quatro árvores caíram em diferentes pontos da cidade.

 
Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Previsão para quarta-feira 

A quarta-feira não deve ter registro de temporais em Santa Catarina, de acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski. As nuvens mais carregadas avançam para o Paraná e por aqui o sol deve aparecer entre nuvens na maior parte das cidades. Não é descartada chuva fraca em áreas do Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Temperaturas ficam entre 23ºC e 25ºC. 

Outras Notícias