Geral

Temporal causa estragos no Vale do Itajaí e deixa 14 cidades sem energia

Temporal causa estragos no Vale do Itajaí e deixa 14 cidades sem energia Fotos: Diário Alto Vale / Reprodução

Um temporal de quase 30 minutos com trovoadas, granizo e vento forte atingiu o Vale do Itajaí no fim da tarde deste domingo (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fenômeno foi por volta das 18h e destelhou casas, derrubou árvores e deixou pessoas feridas em cinco municípios. Por causa da chuva, 60 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.

Conforme o Corpo de Bombeiros, centenas de árvores foram derrubadas no perímetro urbano e nas rodovias de Rio do Sul, Taió, Trombudo Central, Agronômica e Pouso Redondo.

A BR-470 em Pouso Redondo precisou ficar interditada por mais de uma hora por quedas de árvores na pista. Na zona rural de Rio do Sul, houve desmoronamento de estufas e ranchos por causa da chuva.

14 cidades às escuras

Ao todo, conforme a RBS TV, 14 cidades ficaram sem luz na noite de domingo. Por meio de sua assessoria, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) afirmou que duas linhas de transmissão foram atingidas por árvores durante o temporal.

"Essas linhas conectam as subestações, de onde partem as alimentadoras, responsáveis pelo fornecimento de energia às cidades. Em uma linha, foi verificado um ponto com árvores, em outra foram identificados 40 pontos danificados por árvores. Houve até telhado de galpão sobre a linha", declarou a Celesc.

Técnicos da Centrais Elétricas trabalharam durante a madrugada desta segunda-feira (14) para resolver o problema. Em Rio do Sul,  por volta das 8h desta manhã, 27 mil unidades consumidoras permaneciam sem energia.

Acidentes

Em Pouso Redondo, um menino de quatro meses, ficou ferido depois que um eucalipto caiu sobre a casa da família na localidade de Sítio Pepes. Segundo os bombeiros, a criança teve ferimentos no rosto e nos braços. A mãe e o bebê ficaram em observação no hospital da cidade com ferimentos leves.

Em Timbó, um motociclista tentava se proteger da chuva dentro de um galpão, quando a estrutura desabou com a força do vento. Com ferimentos leves, ele foi atendido pelos bombeiros.

A guarnição não soube informar o número de ocorrências registradas por causa do temporal. "Diversas pessoas precisaram ser hospitalizadas, seja porque foram atingidas por telhados, ou por acidente de trânsito ocorrido em consequência do temporal. Atendemos situações como a de pessoas que tentaram consertar a cobertura da casa, por exemplo, e acabaram caindo de cima da casa ou de gente que foi ferida por telhas que se soltaram de residências”, afirmaram os militares.

G1SC

Outras Notícias