Geral

Temer pode vir ao Alto Vale inaugurar barragens

Obras de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga estão concluídas.

Temer pode vir ao Alto Vale inaugurar barragens Temer pode vir ao Alto Vale inaugurar barragens (Foto: Divulgação)

Estamos mais protegidos dos efeitos das fortes chuvas que costumam cair por aqui vez ou outra e fazer com que as águas do Itajaí-Açu cheguem às nossas casas e empresas. É o que garante o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, ao confirmar que as obras de sobrelevação das barragens de Ituporanga e Taió estão concluídas, bem como a construção dos canais extravasores.

Faltam ainda as obras complementares, como a construção ou melhoria dos acessos, a instalação de cercas e outras estruturas complementares. Moratelli diz que essas obras serão realizadas ao longo do próximo ano. Até o momento foram investidos R$ 58 milhões, dinheiro do Ministério da Integração. Os trabalhos duraram dois anos e meio.

O aumento da capacidade de armazenagem nas duas estruturas será capaz de diminuir o nível do rio em até um metro em enchentes no Vale do Itajaí. Ou seja, se tivermos uma enchente de 12 metros, ela seria de 13 metros sem a sobrelevação. O impacto pode ser ainda maior com a conclusão das cinco barragens menores que estão sendo erguidas em afluentes do Itajaí-Açu e de outras seis que estão para ser construídas.

Presidente em SC

O governo do Estado ainda não tem data para inaugurar oficialmente a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga. O desejo do secretário de Defesa Civil é trazer o presidente Michel Temer para uma cerimônia no Alto Vale do Itajaí.

Além de entregar as barragens com capacidade aumentada, Temer também assinaria as ordens de serviço para a construção de duas das barragens menores, que já estão com processos de licitação abertos. É provável que tudo isso ocorra na primeira quinzena de fevereiro, dependendo ainda da agenda do presidente.

 

Pancho: Obras de sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga estão concluídas Rodrigo Huscher / Divulgação/Divulgação

Obra de sobrelevação da barragem de Taió (Foto: Rodrigo Huscher / Divulgação)

 

Fonte: Pancho / Jornal de Santa Catarina / ClicRBS 

Outras Notícias