Geral

Taió, Rio do Oeste e Laurentino: situação de alerta no Alto Vale do Itajaí

Municípios próximos ao Rio Itajaí do Oeste têm registros de desmoronamentos, algumas escolas suspensas e nível do rio em situação de emergência.

Taió, Rio do Oeste e Laurentino: situação de alerta no Alto Vale do Itajaí Taió teve dois registros de queda de barreiras (Foto: Defesa Civil de Taió / Divulgação)

 

Com a enchente em Rio do Sul, os municípios próximos ao Rio Itajaí do Oeste estão em estado de alerta com as chuvas nesta sexta-feira. Em Laurentino, por exemplo, o nível do rio já consta como situação de emergência, apesar de ainda não haver registros graves. Algumas escolas tiveram as aulas suspensas em Rio do Oeste pelos alagamentos, enquanto Taió teve duas ocorrências de desmoronamento de muros nesta manhã.

Veja abaixo a situação das cidades próximas ao Rio Itajaí do Oeste:

Taió

O município teve dois registros causados pela chuva na manhã de sexta, sendo um desmoronamento de muro e uma queda de barreira. Houve atendimento da Defesa Civil municipal aos dois casos e ninguém ficou ferido. Os acessos à cidade seguem sem bloqueio.

O nível do rio era de 6,30 m na medição feita às 11h desta sexta no centro do município. A estimativa é que a primeira rua seja alagada quando o nível do rio chegar a 7,54 m, e a primeira casa afetada ao chegar em 7,74 m. As famílias dessas localidades estão sendo informadas pela Defesa Civil e haverá abertura de abrigos quando a régua chegar a 7 m.

Ainda conforme a Defesa Civil, o tempo segue chuvoso no município, com volume pluviométrico acumulado de 68,2 mm nas últimas 24 horas no município. O nível na barragem montante é de 12,2 metros, enquanto na jusante está em 5,5 metros. As sete comportas e o canal extravasor da barragem estão fechados.

Rio do Oeste

As informações da Defesa Civil indicam que algumas localidades no interior do município já estão alagados. Dessa forma, algumas escolas tiveram as aulas suspensas no período da tarde nos bairros de difícil acesso para o transporte escolar.

O nível do rio na medição das 11h era de 6,12 m, com chuvas momentâneas e moderadas, de acordo com a Defesa Civil municipal. A situação ficará mais preocupante se a régua colocada no Rio Itajaí do Oeste chegar a 6,6 m, quando deve iniciar o alagamento na Rua Manoel Moratelli.

Laurentino

Oficialmente, o município está em estado de emergência pelo nível do rio ter superado os 7 metros. A medição das 11h marcava 7,15 m. De acordo com o site da prefeitura, a partir de 7,63 m a rua Prefeito José Tambosi começa a ficar alagada.

O secretário da Defesa Civil municipal, entretanto, releva o dado e considera que a situação será crítica apenas se o nível do rio atingir 8,5 m, momento em que o leito do rio sairá do fluxo normal. Ele afirma que não chove forte desde às 7h e que a tendência é de estabilização.

Foi registrado um desmoronamento no município na noite de quinta-feira, com o bloqueio de uma das vias de acesso a Laurentino. A estrada foi recuperada e no momento, de acordo com a Defesa Civil não há registro de alagamentos no município.

 

Por Redação Santa

NSC Total

Outras Notícias