Geral

Sobre-elevação da Barragem Sul deve ficar pronta na próxima semana

Sobre-elevação da Barragem Sul deve ficar pronta na próxima semana Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

A sobre-elevação da Barragem Sul, em Ituporanga está na fase final Segundo o Diretor de Projetos Especiais da Defesa Civil de Santa Catarina, Cel. Emerson Emerin, a previsão é que o serviço seja concluído até o dia 15 de agosto. “Estamos trabalhando com essa expectativa, pensando em possíveis alterações climáticas. Apesar de um pequeno atraso na previsão inicial, estamos dentro do cronograma”, disse.

Após a finalização da obra, estima-se que a secagem do concreto leve aproximadamente mais 15 dias. “Aproveitamos o tempo firme e as previsões de chuvas esparsas para se dedicar nessa fase dos trabalhos. Houve até aumento no número de homens trabalhando na barragem para agilizar o serviço”, concluiu Emerin.

A sobre-elevação vai gerar maior volume de reservatório. Com a obra que possui dois metros a mais no vertedouro, a Barragem Sul será responsável por armazenar mais 17 milhões de metros cúbicos.  Com cinco comportas, a barragem serve como barramento para 97 milhões de metros cúbicos, atualmente.

Vencida a etapa, os esforços serão destinados para a construção do canal e túnel de descarga. Se o tempo colaborar e os trabalhos manterem o ritmo, a conclusão desse trabalho é para maio de 2015. O investimento supera os R$ 21 milhões.

Defesa Civil de Santa Catarina

Outras Notícias