Geral

Sindicato luta por indenização para ex-trabalhadores da Rovitex de Agrolândia

Sindicato luta por indenização para ex-trabalhadores da Rovitex de Agrolândia Foto: Conect Notícias / Reprodução

 

A Rovitex fechou a Unidade de Agrolândia, rescindindo o contrato de 90 trabalhadores. A presidente do Sititev, Zeli da Silva, defende que enquanto o grupo de empresários busca obter mais lucro investindo em outro setor, as famílias destes trabalhadores perderam uma renda importante, que interfere diretamente na economia da cidade. Pensando nisso, o sindicato fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho pelos danos morais causados pela empresa, solicitando três salários nominais a cada um destes trabalhadores.

Diante da denúncia, a presidente do Sindicato e representantes da empresa foram chamados ao Ministério Público. A empresa, amparada na Reforma Trabalhista, defende que o fechamento sem negociação prévia, é uma alternativa da nova lei. Mas o procurador do trabalho Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro alertou de que ainda assim, há que se avaliar os prejuízos à toda a comunidade em que a empresa estava inserida. “A empresa tinha dever legal de realizar negociação prévia bem como, cabe ao sindicato a defesa dos trabalhadores”, armou Cordeiro.

“Segundo o procurador não estamos falando de leis, mas de seres humanos que perderam o emprego, por isso o posicionamento dele é de que a empresa pague a indenização e, se isso não acontecer, que o Sindicato entre com a ação na Justiça do Trabalho”, conta Zeli.

O Sititev irá promover uma reunião no dia 11 de julho, às 15h, na Câmara de Vereadores de Agrolândia, para comunicar e decidir os próximos passos em busca dessa indenização. “O sindicato convoca a todos os ex-funcionários da Rovitex a participar da assembleia, pois a participação de todos vai fortalecer a luta por esta, indenização que estamos pleiteando”, diz Zeli.

 

Fonte: Sititev

Outras Notícias