Geral

Seminário São Francisco de Assis completa hoje 50 anos de atividades em Ituporanga

Seminário São Francisco de Assis completa hoje 50 anos de atividades em Ituporanga Foto: Divulgação / Reprodução

O Seminário São Francisco de Assis, completa hoje 50 anos de atividades em Ituporanga. Muitas crianças, jovens e adultos passaram pela instituição, onde aprenderam valores franciscanos e cristãos levados por toda a vida.

Entre os formados alguns se tornaram frades franciscanos. Já outros formaram suas famílias e continuam repassando os ensinamentos. Desde 1973 o Seminário conta com a possibilidade de educar por meio da implantação de séries do ensino Fundamental. A principio foram apenas turmas das 7ª e 8ª séries. Para o funcionamento dessas turmas o Seminário passou por uma ampliação na estrutura.

Já a partir de 2001 a instituição passou a dedicar-se somente ao aspirantado, ou seja, a acolhida de candidatos adultos com ensino médio completo, experiência que vigorou até 2010. A partir de 2011 o Seminário passou a receber os candidatos adolescentes que aproveitavam a estrutura para cursar o ensino médio. Como escola de Ensino médio o local tem um ensino diferenciado.

Além de aspectos acadêmicos, a entidade também é um espaço de fortalecimento de laços fraternos e do espírito de companheirismo pela convivência mais ampla.

Atualmente o Seminário conta com 14 seminaristas aspirantes e outros 13 no ensino médio. A fraternidade é composta por cinco frades, seis funcionários e 12 professores que também atuam na instituição.

Além de referência em educação o Seminário São Francisco é considerado um ponto turístico na região, sua estrutura é contemplada por um ginásio de esportes, uma igreja e um museu.

Diário do Alto Vale/Sintonia 

 

Outras Notícias