Geral

Seis estudantes da rede estadual são selecionados na etapa catarinense do programa Parlamento Jovem Brasileiro

Seis estudantes da rede estadual são selecionados na etapa catarinense do programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), selecionou oito projetos de Santa Catarina na etapa estadual da 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Destes, seis são da rede estadual de ensino e dois da rede federal.

No Estado, 36 estudantes se inscreveram no programa, que elaboraram e apresentaram um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil.

Os projetos selecionados na etapa estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolherá os melhores. Dos 78 “Jovens Deputados” a serem escolhidos, dois serão de Santa Catarina, proporcional ao número de deputados federais. O resultado final será divulgado no dia 18 de agosto.

O programa oferecerá aos jovens selecionados a oportunidade de experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília. Os trabalhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.

Na última edição, em 2013, um dos representantes de Santa Catarina foi o estudante Filipe Schmitz, da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que elaborou um projeto de lei intitulado Mosaico Brasileiro, que estabelece reascender a importância da contribuição das populações negra e indígena no cenário nacional, bem como a lacuna existente na formação educacional da comunidade escolar brasileira, ressaltando a importância das Leis Federais 10639/03 e 11645/08.

“Conhecer os procedimentos dos processos legislativos em sua totalidade e o funcionamento do Congresso Nacional, podendo interagir com os deputados foi muito produtivo. Pude aproveitar ao máximo todo conhecimento repassado, trazendo para minha comunidade e para meus colegas que me apoiaram no período de produção do projeto toda a minha vivência”, destaca Felipe.

Confira os oito estudantes selecionados:

Crislaine Zago

EEB Governador Bornhausen

Município: Arroio Trinta

 

Raphael Nicolas Corrandini Alves

Instituto Estadual de Educação (IEE)

Município: Florianópolis

 

Edimar Oliveira de Castilho

EEB Dom Vital

Município: Ponte Serrada

 

Natália Júlia Ventura

EEB Lúcia Fernandes Lopes

Município: Lages

 

Caio Altino Duarte

Instituto Estadual de Educação (IEE)

Município: Florianópolis

 

Vinícius Marin

Instituto Federal Catarinense

Município: Lindóia do Sul

 

Sabrina Coltro Montanha

EEB Professora Olga Nunes de Abreu

Município: Araranguá

 

Gustavo Perotti Ticiani

Instituto Federal Catarinense

Município: Concórdia

 

Secretaria de Estado da Educação

Outras Notícias