Seis estudantes da rede estadual são selecionados na etapa catarinense do programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), selecionou oito projetos de Santa Catarina na etapa estadual da 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Destes, seis são da rede estadual de ensino e dois da rede federal.

No Estado, 36 estudantes se inscreveram no programa, que elaboraram e apresentaram um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil.

Os projetos selecionados na etapa estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolherá os melhores. Dos 78 “Jovens Deputados” a serem escolhidos, dois serão de Santa Catarina, proporcional ao número de deputados federais. O resultado final será divulgado no dia 18 de agosto.

O programa oferecerá aos jovens selecionados a oportunidade de experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília. Os trabalhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.

Na última edição, em 2013, um dos representantes de Santa Catarina foi o estudante Filipe Schmitz, da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que elaborou um projeto de lei intitulado Mosaico Brasileiro, que estabelece reascender a importância da contribuição das populações negra e indígena no cenário nacional, bem como a lacuna existente na formação educacional da comunidade escolar brasileira, ressaltando a importância das Leis Federais 10639/03 e 11645/08.

“Conhecer os procedimentos dos processos legislativos em sua totalidade e o funcionamento do Congresso Nacional, podendo interagir com os deputados foi muito produtivo. Pude aproveitar ao máximo todo conhecimento repassado, trazendo para minha comunidade e para meus colegas que me apoiaram no período de produção do projeto toda a minha vivência”, destaca Felipe.

Confira os oito estudantes selecionados:

Crislaine Zago

EEB Governador Bornhausen

Município: Arroio Trinta

 

Raphael Nicolas Corrandini Alves

Instituto Estadual de Educação (IEE)

Município: Florianópolis

 

Edimar Oliveira de Castilho

EEB Dom Vital

Município: Ponte Serrada

 

Natália Júlia Ventura

EEB Lúcia Fernandes Lopes

Município: Lages

 

Caio Altino Duarte

Instituto Estadual de Educação (IEE)

Município: Florianópolis

 

Vinícius Marin

Instituto Federal Catarinense

Município: Lindóia do Sul

 

Sabrina Coltro Montanha

EEB Professora Olga Nunes de Abreu

Município: Araranguá

 

Gustavo Perotti Ticiani

Instituto Federal Catarinense

Município: Concórdia

 

Secretaria de Estado da Educação

Outras Notícias

PUBLICIDADE