Geral

Secretaria da Saúde promoverá ações para marcar o "Outubro Rosa" em Ituporanga

Secretaria da Saúde promoverá ações para marcar o Fotos: Divulgação

O câncer de mama responde por 25% dos novos casos da doença entre mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que representa mais de 57 mil pacientes diagnosticados por ano. Por isso, a exemplo de diversos municípios brasileiros, Ituporanga também vestiu a camisa, e diversas atividades estão sendo organizadas neste mês pela secretaria municipal de saúde, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, como parte da campanha “Outubro Rosa”, que visa à luta contra o câncer de mama e câncer do colo do útero.

Entre as ações, um mutirão para coleta de exames preventivos do colo uterino já tem data marcada para ser realizado em todas as unidades básicas de saúde do município. Será na quarta-feira, dia 21, com horário de atendimento das 13h às 20h. Durante o exame as mulheres também receberão orientações sobre o autoexame. Na quinta-feira, dia 22, uma caminhada organizada em parceria com a 13ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), percorrerá o centro da cidade. Além disso, palestras também devem alertar sobre o tema.

“Mais de 60% das mulheres descobrem tarde demais que têm câncer de mama, e se diagnosticado precocemente tem 95% de chances de cura. O nosso foco é a orientação da importância de a própria mulher estar realizando o auto- exame através da palpação das mamas a procura de nódulos ou outras alterações e conseqüentemente a prevenção de agravos da doença. Já o câncer do colo do útero é o exame preventivo conhecido como papanicolau é ele que detecta precocemente alterações nas células do colo uterino, podendo assim fazer o tratamento desde o início levando a cura. Aconselhados ainda sempre que a mulher sentir ou observar alterações que procure o posto de saúde mais próximo e tire suas dúvidas”, explicou a secretária de saúde, Gisele Weber Sebold. 

Ainda como forma de chamar a atenção da população, as unidades de saúde estão todas decoradas com a cor rosa, e os funcionários estão usando o laço simbolizando apoio ao movimento. Algumas lojas também decoraram suas vitrines. O prédio da prefeitura, a Praça Frei Gabriel, e a Ponte Vitório Sens receberam uma iluminação especial no tom que marca a campanha.

SAIBA MAIS:

O movimento “Outubro Rosa” iniciou na década de 20, nos Estados Unidos, e foi se espalhando pelo mundo com o passar do tempo. No Brasil, a data foi instituída em 2002 e a cada ano ganha mais visibilidade. Em vários órgãos públicos e empresas privadas um laço rosa simboliza a data. O câncer de mama e de colo de útero são doenças de evolução lenta, que em fase inicial não apresentam sintomas. É também o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura.  Por isso, é fundamental que todas as mulheres façam o auto-exame e o preventivo do colo do útero pelo menos uma vez por ano.

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias