Geral

SC tem inverno com temperaturas até 5°C acima da média esperada

SC tem inverno com temperaturas até 5°C acima da média esperada Bloqueio atmosférico impede passagem de frentes frias (Foto: Reprodução/RBS TV)

Presença de massa de ar seco sobre o estado contribui para veranico.
Mês de agosto tem sido um dos mais secos e quentes dos últimos tempos.

Desde o final de julho deste ano, o inverno vem apresentando temperaturas bastante elevadas para a época do ano. Em algumas regiões de Santa Catarina, por exemplo, os termômetros chegaram a registrar temperaturas até 5°C acima da média esperada, como mostrou reportagem do RBS Notícias desta quinta-feira (13).

Além da presença do El Niño, fenômeno atmosférico que aquece as águas do Oceano Pacífico e, consequentemente, altera o clima, há também um bloqueio atmosférico sobre o estado que impede a passagem de novas frentes frias.

"Este foi um dos meses de agosto com o clima mais seco que já observamos e com altas temperaturas em toda a região também", comenta Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, órgãos que monitora as condições meteorológicas no estado.

Segundo o meteorologista Leandro Pulchalski, não é possível dizer que o inverno já acabou. A estação vai oficialmente até o fim de setembro e, até lá, deve haver presença de ar frio em todo o estado.

G1SC

 

Outras Notícias