Geral

Saúde de Vidal Ramos apresenta trabalhos em congresso nacional em Brasília

Saúde de Vidal Ramos apresenta trabalhos em congresso nacional em Brasília Fotos: Divulgação / Reprodução

Evento possibilitou relatos de experiências e troca de ideias sobre a melhor forma de se vencer os desafios inerentes à gestão de Saúde

Dos 295 municípios de Santa Catarina, apenas sete foram convidados para participar do 23º Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, em Brasília (DF). Vidal Ramos é um dos destaques e esteve na capital federal entre os dias 06 e 08 de agosto. O evento debateu o "Pacto Federativo nas Regiões da Saúde" e a governança política necessária para a autonomia da gestão municipal ao cuidar da saúde da população brasileira. O congresso aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação aproximada de 5 mil pessoas e 1,7 mil secretários municipais de Saúde.

Vidal Ramos foi selecionado para participar da “Mostra Brasil Aqui Tem SUS” com dois programas: Roda Materna (Grupo de Gestantes) e Ensinando Saúde (PSE). A mostra consolidou um espaço de intercâmbio com experiências bem sucessidas, desenvolvidas no âmbito do SUS. Os participantes conheceram iniciativas realizadas nos mais diversos pontos do país apresentadas por espaço temático na Vila SUS. “A Vila SUS foi um cidade fictícia de construções coletivas, alicerçada no cotidiano de técnicos e gestores, ocupada para promover discussões, apresentar relatos de experiências e troca de ideias sobre a melhor forma de se vencer os desafios inerentes á gestão de saúde”, detalha a secretária de Saúde, Adriana Barno Boing.

Além da secretária de Saúde, Adriana Barni Boing, estiveram em Brasília a coordenadora do Programa Ensinando Saúde, Gislayne Buzzi Becher, a coordenadora do Programa Roda Materna, Alanan Goerdert, a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Famíli, Juliana Linhares Schlichiting e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luana Eifler. “Os programas selecionadaos tem a participação efetiva das técnicas de enfermagem Ivani Fillipe e Fernanda Bambenetti e todo o grupo de Saúde”, acrescenta Adriana. 

A equipe que foi à Brasília participou do seminário “O modelo de Atenção que estamos construíndo” e da mesa “Pacto Federativo e Poder Legislativo”. Também prestigiou a Sessão Solene de Apresentação Institucional, entrega da medalha Dom Helder, a abertura com a presença do Ministro da Saúde, Doutor Arthur Chioro e da Plenária Final: Carta de Brasília e da Premiação da Mostra Brasil Aqui Tem SUS.

A secretária de Saúde acredita que o reconhecimento nacional trouxe motivação para a equipe e passou a ser motivo de orgulho para a população. “É um momento ímpar para a saúde de Vidal Ramos, pois estamos trabalhando com ações no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde coletiva, objetivando desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e na autonomia das pessoas, e esta seleção dos programas de Vidal Ramos mostra todo o esforço e determinação de uma equipe que está no caminho certo”, pontua Adriana.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

 

Outras Notícias