Geral

Saúde de ex-prefeito de Aurora inspira cuidados

Mazinho caiu do teto de um galpão e está internado em Rio do Sul.

Saúde de ex-prefeito de Aurora inspira cuidados Vilmar Zandonai (Mazinho) (Foto: Diário do Alto Vale / Divulgação)

O ex-prefeito de Aurora, Vilmar Zandonai, também conhecido como Mazinho, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Alto Vale (HRAV). O político ficou gravemente ferido em um acidente na tarde de quarta-feira (26). De acordo com o relato de parentes, ele estava no telhado de um galpão de beneficiamento de cebola, na comunidade de Ribeirão Pacas, em Aurora, quando caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros.

Uma das telhas estava frágil e quando Mazinho pisou nela, caiu sentado no chão do galpão. “Ninguém sabe direito o que ele estava fazendo lá, pelo que falaram ele estava medindo alguma coisa, mas a gente ainda não sabe o que. Tinha um pessoal trabalhando ali, mas junto com ele não”, disse a esposa do ex-prefeito, Tania Günther, em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale.

Assim que caiu no chão, Mazinho foi amparado pelas pessoas que estavam com ele no galpão. Eles chamaram a emergência e mantiveram o político deitado. Testemunhas contam que ele se queixava de muita dor nas costas, na área lombar. Ele permaneceu imobilizado e foi socorrido no local por volta das 15h e levado para a emergência do HRAV. Na unidade de saúde foi constatado a lesão de uma vértebra.

Mazinho passou por uma cirurgia durante a noite e foi induzido ao coma, por causa da alta pressão arterial. “Ele está na UTI, está sedado, está em coma induzido. A cirurgia foi durante a noite toda e a pressão dele não está respondendo muito bem, então ele está sedado para regular a pressão. A gente não conseguiu ver ele ainda”, disse a esposa. A família esperava ver Mazinho ainda na tarde de ontem, e disseram que a equipe médica prevê que nos próximos três dias ele seja mantido sedado no hospital em Rio do Sul.

A maior preocupação da família e dos amigos agora é pelo coma induzido, já que os médicos esperam que o acidente não deixe sequelas graves. “É complicado, mas a cirurgia deu tudo certo. O médico garante que ele vai caminhar, vai dar tudo certo e ter uma vida normal. A preocupação agora é com a pressão, com o coma”, desabafou Tania. Mazinho é um figura importante da história política do Alto Vale. Ele começou o mandato como vice-prefeito de Aurora em 2001, mas assumiu como titular da Prefeitura em 2003, depois do falecimento do prefeito na época. Teve o segundo mandato em 2005 e o terceiro em 2013.

 

Por Suellen Venturini

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias