Geral

São Francisco do Sul, no Norte, é a capital de Santa Catarina por 24 horas

São Francisco do Sul, no Norte, é a capital de Santa Catarina por 24 horas São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil (Foto: Rodrigo Philipps / A Notícia)

Lei 15.109/10 transfere simbolicamente a sede do poder executivo no dia 11 de agosto

Por 24 horas, a cidade de Florianópolis não terá o título de capital de Santa Catarina. Pode parecer loucura, mas a mudança está, inclusive, prevista em lei. No dia 11 de agosto, a cidade de São Francisco do Sul, no Norte do Estado, será o centro administrativo e referência para os assuntos estaduais.

Hoje, o governador Raimundo Colombo estará na cidade a partir das 9h30min para assinar a transferência simbólica do poder executivo e realizar despachos, como liberação de recursos e convênios. A mudança ocorre desde 2010.

— Este é um dia muito significativo para o povo francisquense. É uma forma de destacar a importância histórica da terceira cidade mais antiga do Brasil, além de ser uma oportunidade de aproximação entre o executivo municipal e o Governo do Estado — comemora o prefeito, Luiz Roberto de Oliveira.

A data corresponde à criação da Capitania de Santa Catarina, em 1738. E segundo a lei 15.109/10, nesse dia, o comando passa para a cidade mais antiga do Estado: São Francisco do Sul. As primeiras colônias na cidade começaram em 1553, mas alguns historiadores afirmam que a primeira expedição aportou na Baia da Babitonga em 1504, com o navegador Binot de Goneville.

No dia 12 de agosto, o título de Capital catarinense volta para Florianópolis. Pelo menos, por mais 365 dias.

Diário Catarinense

 

Outras Notícias